Comunicado: Hospital de Santo Tirso

09 Dezembro 2015

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, esteve, na passada segunda-feira, reunido com o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, com o intuito de discutir a questão da transferência do Hospital de Santo Tirso para a Santa Casa da Misericórdia. A reunião foi solicitada pela autarquia, com caráter de urgência, logo após a tomada de posse do novo Governo. Deste encontro, compete à Câmara Municipal de Santo Tirso referir:

1. A Câmara Municipal de Santo Tirso lamenta que só agora, através desta reunião, tenha tido conhecimento da versão final do acordo assinado pelo anterior Ministério da Saúde e a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso;

2. Infelizmente, parece verificar-se que o acordo formalizado entre aquelas duas instituições não contempla algumas das condições impostas pela Câmara, nomeadamente uma cláusula de salvaguarda, em que se admitia a renúncia do contrato, após as eleições legislativas, caso o novo Governo tivesse um entendimento diferente.

3. O novo ministro da Saúde deixou a garantia à Câmara Municipal de Santo Tirso de que o processo será analisado, com o pressuposto de que o Hospital de Santo Tirso terá de manter os níveis de qualidades de saúde à população;

4. A Câmara Municipal de Santo Tirso reitera a sua preocupação quanto ao futuro do hospital e ao atual modo de funcionamento, perante as notícias que têm vindo a público sobre os problemas que afetam a qualidade e equidade de acesso da população de Santo Tirso e da Trofa aos cuidados de saúde do Hospital;

5. A Câmara Municipal de Santo Tirso reitera também que nada a move contra a Santa Casa da Misericórdia, que tem um papel fundamental sob o ponto de vista da assistência social que presta no concelho.

Concluindo, a Câmara Municipal de Santo Tirso congratula-se que o novo ministro da Saúde tenha respondido de forma célere ao pedido de reunião e tenha mostrado abertura para analisar a situação que se vive no nosso Concelho. A Câmara Municipal de Santo Tirso irá manter-se atenta, como tem feito ao longo do último ano, ao desenrolar dos acontecimentos, tendo já solicitado ao senhor presidente do Conselho Diretivo da ARS-Norte cópia integral do acordo que foi assinado pelo anterior Ministério da Saúde e a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso.