Comédia de Dante contada às crianças no Centro Cultural de Vila das Aves

05 Janeiro 2022

EVENTO DECORRE DE 10 A 14 DE JANEIRO PARA CRIANÇAS
DOS CINCO AOS 12 ANOS DE ESCOLAS DO CONCELHO

O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves vai acolher, de 10 a 14 de janeiro, “A Divina Comédia de Dante” contada para crianças. A iniciativa é destinada a crianças dos cinco aos 12 anos de idade do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e Escola da Ponte.

“A Divina Comédia de Dante” é um espetáculo de teatro de sombras, realizado com o auxílio de um antigo retroprojetor e imagens elaboradas por Laura Cortini, ilustradora de livros infantis.

Organizada pelo Teatro CAUSA, esta é uma peça que pretende explorar o sentido da justiça, o bem e o mal, assim como os muitos mistérios encerrados dos homens de todos os tempos eternizados no Inferno, no Purgatório e no Paraíso, que são os três cantos que compõem “A Divina Comédia de Dante”.

Os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo irão receber um mapa conceptual ilustrado com advinhas e um dado para lançar e identificar, a cada paragem, as características de cada círculo do Inferno e das personagens históricas aí colocados por Dante. As crianças terão, ainda, uma proposta de desenho livre acerca da recordação do círculo que mais lhes ficou na memória.

Já para os alunos do segundo e terceiro ciclos existirá um debate no final do espetáculo sobre a justiça e a compaixão de Dante, a amizade e o tema do amor.

O evento decorrerá de 10 a 14 de janeiro, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves.

Teatro CAUSA

O Teatro CAUSA é uma associação cultural, fundada em 2006, em Vila das Aves. Contudo, foi no ano seguinte que manteve uma atividade constante e um grupo de trabalho coeso. Desde a sua origem que se manifestou ser um grupo nómada, desenvolvendo atividades em Portugal, Brasil, Canadá e Itália.

Desde 2011 que tem uma filial em Roma, Itália. Atualmente, metade dos membros da companhia, desde criativos, técnicos e administrativos, são italianos.