Clássica de Santo Thyrso em ciclismo sai para a estrada a 5 de março

03 Fevereiro 2023

NOVA PROVA INSCRITA NO CALENDÁRIO NACIONAL DO ESCALÃO PROFISSIONAL

FOI HOJE APRESENTADA

Os presidentes da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, apresentaram hoje a primeira edição da Clássica de Santo Thyrso. A nova prova, inscrita no calendário nacional do escalão profissional, sai para a estrada no próximo dia 5 de março e será disputada, inteiramente, em estradas do concelho.

Com partida na Vila das Aves e chegada no centro da cidade de Santo Tirso, num itinerário de 144,4 quilómetros, o traçado da Clássica de Santo Thyrso compreende passagens por São Tomé de Negrelos, S. Martinho do Campo, Areias, São Miguel do Couto, Água Longa, Agrela, Reguenga, Lamelas, Refojos e S. Tiago da Carreira.

Organizada no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo do Porto, a Clássica de Santo Thyrso constitui, para o presidente da autarquia, Alberto Costa, “uma oportunidade única para a promoção do ciclismo no território, que irá prestar mais um grande contributo para a aposta do Município na promoção da mobilidade suave e da bicicleta enquanto meio de transporte e de prática desportiva amiga”.

Além disso, sublinhou, “tratando-se de uma prova inscrita no calendário nacional do principal escalão, garante que as melhores equipas profissionais estarão presentes, o que irá reforçar ainda mais a notoriedade deste grande evento desportivo”.

A prova servirá, também, para homenagear José Pacheco, falecido em 2005 e reconhecido como o mais notável ciclista natural de Santo Tirso, tendo vencido a Volta a Portugal de 1962 com a camisola do FC Porto.

Após a exibição de um vídeo com imagens raras desta vitória, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo confessou a sua emoção. “O José Pacheco viveu numa época absolutamente mágica do ciclismo, com uma ligação muito forte às pessoas”, disse, acrescentando que “não há nenhuma outra modalidade capaz de estar em todo o lado, tanto nas aldeias como nas cidades”.

Delmino Pereira sublinhou que “José Pacheco foi um dos únicos sprinters a ganhar uma Volta a Portugal, o que só é possível com um enorme espírito de sacrifício e uma grande equipa a ajudá-lo”.

“Um ciclista representa sempre a marca da sua terra e, por isso, esta homenagem de Santo Tirso ao José Pacheco é um ato maravilhoso”, acrescentou.

A Clássica de Santo Thyrso arranca em Vila das Aves termina junto à Câmara Municipal, onde o pelotão fará um total de três passagens até à derradeira aceleração para a meta final.

A partida simbólica está agendada para as 12h00 do dia 5 de março, na Avenida 4 de Abril de 1955, em Vila das Aves, ao passo que a partida real irá acontecer na Avenida 27 de Maio, às 12h10. Os ciclistas terão uma Meta Volante em Agrela, seguindo-se uma contagem para o Prémio Montanha em Refojos.

A segunda Meta Volante estará instalada em Santo Tirso, na Rua Dr. José Cardoso de Miranda, junto ao edifício da Câmara Municipal. Os ciclistas voltarão, depois, a passar mais duas vezes na Meta Volante em Agrela, na contagem para o Prémio Montanha em Refojos e na meta volante em Santo Tirso, antes de cortarem a meta final.

A sessão de apresentação da I Clássica de Santo Thyrso em ciclismo contou com a presença de José Luís Pacheco, presidente da Associação de Ciclismo do Porto e primo de José Pacheco.

TR_16994TR_16966