Ciências experimentais chegam aos alunos do 1º ciclo

12 Novembro 2019

PROJETO ABRANGE MAIS DE 1600 ALUNOS DE 84 TURMAS

A Câmara Municipal de Santo Tirso arrancou esta segunda-feira com o projeto Experimenta+. Desenvolvido no âmbito do “Ag(ir) para o Sucesso Escolar”, a iniciativa pretende promover, junto dos alunos do 1º ciclo, um primeiro contacto com as ciências experimentais.

Química e Física, Biologia e Energias são as três grandes áreas científicas sob as quais o projeto Exprimenta+ se vai debruçar ao longo do ano letivo. O objetivo é proporcionar aos alunos do 1º ciclo um primeiro contacto com as ciências em contexto de laboratório, despertando a curiosidade e o pensamento crítico.

Fazer slime (uma massa de modelar usada para brincar), extrair clorofila das folhas ou pôr um carrinho a andar com energia solar são algumas das muitas maneiras do Experimenta+ colocar os alunos a aprender de forma divertida.

“É mais um projeto que a Câmara desenvolve com o propósito de promover o sucesso escolar. É uma forma de lhes despertar o interesse para as ciências e de os pôr a refletir sobre algumas questões que de outra forma só surgiriam mais tarde”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

O autarca acrescenta que “projetos como este são encarados como um investimento no futuro dos nossos alunos”, salientando que “apesar de nos últimos três anos a média de insucesso escolar no Município, que já era muito abaixo da média nacional, ter descido de 1,8 para 0,3%, vamos continuar a trabalhar para chegar ao zero”.

O Experimenta+ é desenvolvido no âmbito do projeto “Ag(ir) para o Sucesso Escolar”, arrancou esta segunda-feira na Escola Básica 2,3 São Rosendo, com uma turma do 4º ano da Escola do Areal. No total o projeto vai abranger, com três sessões anuais, mais de 1600 alunos de 84 turmas das escolas do 1º ciclo.