'Ciclismo vai à Escola' já ensinou 253 alunos a pedalar

04 Março 2019

PROCOLO ENTRE A CÂMARA DE SANTO TIRSO E FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO AJUDA A COMBATER SEDENTARISMO

Aquando da implementação do projeto “Ciclismo vai à Escola”, cerca de 43 por cento dos alunos do 1º ciclo do Município de Santo Tirso não sabia andar de bicicleta. O relatório referente ao primeiro período indica que cerca de metade já aprendeu. A medida insere-se no Plano Municipal de Mobilidade Sustentável e ensina as crianças a andar de bicicleta.

O “Ciclismo vai à Escola” percorreu 33 instituições escolares do 1º ciclo do Município de Santo Tirso durante o primeiro período, chegando a cerca de 900 alunos e os progressos já são notórios.

Aquando da implementação do projeto, cerca de 43 por cento dos alunos do 1º ciclo de Santo Tirso não sabiam andar de bicicleta. Esse número situa-se hoje nos 14 por cento. Ao todo, 253 alunos já aprenderam a pedalar com a ajuda das ações do “Ciclismo vai à Escola”.

Números bastante positivos tendo em conta que as iniciativas levadas a cabo nas escolas “não se limitam a ensinar a andar, mas também a conhecer as regras de segurança e de circulação pacifica na via pública”, explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Antes do projeto, escolas como S. Bento da Batalha, Quelha, Aldeia Nova e Cantim apresentavam os valores mais baixos no que diz respeito à percentagem de alunos que sabia andar de bicicleta e, em todos os casos, ficavam aquém dos 40 por cento.

Após as ações do “Ciclismo vai à Escola”, o cenário inverteu-se e algumas delas assumiram a dianteira das escolas com maior evolução. Na Escola Básica da Quelha, que figurava neste grupo, todos os participantes das atividades sabem agora andar de bicicleta. Feito repetido um pouco por todo o concelho nas escolas de Quintão, em Vila das Aves; na EB de Igreja, em Guimarei; na EB de Areal; na EB de Santa Luzia; na EB de Palmeira: na EB da Ribeira e no Centro Escolar da Costa.

O “Ciclismo via à Escola” foi implementado no início do atual ano letivo, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Federação Portuguesa de Ciclismo. O projeto é pioneiro a nível nacional e pretende ajudar a curar hábitos de circulação no espaço público e diminuir patologias como a obesidade infantil e o sedentarismo. As iniciativas vão continuar durante todo o ano letivo.