Cerca de 200 participantes no I Campeonato de Boccia Sénior

18 Junho 2019

INICIATIVA JUNTOU PRATICANTES DA MODALIDADE DAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE DO CONCELHO

O Pavilhão Desportivo Municipal recebeu, esta segunda-feira, o I Campeonato concelhio de Boccia Sénior. A atividade promovida pela Câmara Municipal juntou cerca de 200 praticantes, inseridos no programa lançado em 2018, para um encontro que promoveu a atividade física e a socialização.

“Esta é uma atividade de extrema importância do ponto de vista da saúde e do posto de vista social”, assinalou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, salientando que se trata de uma modalidade “fácil de aprender, que pode ser praticada por toda a gente, com ou sem limitação física, sendo, por isso, o desporto ideal para ser dinamizado em instituições que acolhem idosos e onde existem pessoas com diferentes tipos de limitações físicas e intelectuais”.

O campeonato juntou os utentes das nove Instituições de Solidariedade Social (IPSS) do concelho que integram o Programa de Boccia Sénior e no qual estão envolvidos cerca de 250 praticantes. Alberto Costa está convicto de que este programa, aliado ao Santo Tirso Ativo e ao Programa de Desporto Adaptado “vem colmatar uma necessidade de lutar pela inclusão e pelo reconhecimento da importância que o desporto e a atividade física têm na saúde, bem-estar e qualidade de vida da população”.

O Programa de Boccia Sénior foi lançado em 2018 e prevê a realização de uma a duas aulas por semana em nove IPSS do concelho, nomeadamente S. Tiago - Associação Solidariedade Social Areias; Lar Familiar Tranquilidade; Associação Solidariedade Humanitária Monte Córdova; Associação do Infantário de S. Tomé de Negrelos; Associação de Solidariedade Social S. Tiago de Rebordões – ASSTIR; CASATIR - Centro de Ação Social de Acolhimento à Terceira Idade de Roriz; Irmandade Santa Casa Misericórdia Santo Tirso; Centro Social e Paroquial de Santa Cristina do Couto; Centro Social e Paroquial de Vilarinho.