Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Centro de Rastreio à Covid-19 abriu hoje em Santo Tirso

28 Março 2020
Alberto costa  presidente da camara municipal de santo tirso 1 980 2500

TESTES VÃO SER REALIZADOS NA ESCOLA S. ROSENDO DE SEGUNDA-FEIRA A DOMINGO, ENTRE AS 9H00 E AS 17H00

O Município de Santo Tirso tem em funcionamento, a partir de hoje, um Centro de Rastreio à Covid-19, na EB 2,3 de Santo Tirso (Escola S. Rosendo), para dar resposta à fase de mitigação da pandemia em Portugal e aliviar a pressão sobre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Acompanhado pelo diretor-geral do norte do Laboratório Germano de Sousa, Manuel Magalhães, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, acompanhou hoje de manhã a abertura do centro de colheita.

O centro de despistagem da doença em Santo Tirso funcionará, todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo, entre as 9h00 e as 17h00, e terá uma capacidade para a realização de 200 testes/dia.


À semelhança do que sucede noutros centros de rastreio de referência, o centro de colheita vai realizar testes dirigidos aos utentes sinalizados pelo SNS, mediante a apresentação de requisição médica, emitida pelo médico de família dos centros de saúde locais.

Nos casos em que os utentes sejam encaminhados para o Centro de Rastreio de Santo Tirso pelo SNS, o teste é gratuito.
Ao Centro de Rastreio de Santo Tirso, podem também aceder cidadãos que apresentem prescrição médica emitida por uma instituição de saúde privada, mas, neste caso, o teste tem custos para o utente.

Quer num caso (SNS), quer no outro (privado), é sempre obrigatória a apresentação da requisição médica.

O centro de despistagem da doença em Santo Tirso, que resulta de uma parceria entre o Município de Santo Tirso e o Laboratório Germano de Sousa, sob coordenação da Administração Regional de Saúde do Norte, permite a realização do teste em regime “drive thru”, ou seja, os utentes não necessitam de sair da viatura para fazer a colheita, e também está preparado para receber utentes a pé, por circuitos separados e recolha autónoma.

“A Câmara Municipal de Santo Tirso está a trabalhar em diversas frentes para combater a pandemia, procurando as melhores respostas em face da evolução da doença, em parceria com um conjunto alargado de instituições locais, regionais e nacionais, o que permitiu articular rapidamente a criação de um centro de diagnóstico no Município de Santo Tirso, quando o País entrou no nível de alerta mais elevado”, considerou hoje Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Alberto Costa sublinhou ainda que “a Câmara Municipal de Santo Tirso está a tomar as decisões consideradas adequadas à medida da evolução da situação da doença, em diálogo permanente com as autoridades de saúde, colocando no terreno os meios e as soluções que contribuam para fazer face à pandemia e garantir a segurança e saúde das populações”.

“O Centro de Rastreio é mais uma medida dirigida à população em geral, porque se considerou ser neste momento necessária colocar em prática, e outras serão certamente lançadas no futuro, em função das reais necessidades verificadas no território municipal, a juntar a tantas outras que a Câmara Municipal já pôs em prática, de prevenção e de reforço dos apoios sociais e económicos”, concluiu Alberto Costa, sem antes deixar a garantia de que, no Município de Santo Tirso, “todos cuidamos de todos”.

A marcação dos testes, obrigatória, pode ser feita através do número 936 559 964 ou do email covid19.santotirso@germanodesousa.com.

 

Centro Rastreio Santo Tirso

Partilhar
ColorAdd Icone