Centro Cultural recebe exposição itinerante da Assembleia da República

30 Abril 2019

TRABALHOS DO “PAI DO FOTOJORNALISMO PORTUGUÊS” JOSHUA BENOLIEL PATENTES ENTRE 2 E 31 DE MAIO

O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves vai receber, entre 2 e 31 de maio, uma exposição de fotografia de Joshua Benoliel, repórter parlamentar entre 1906-1924. A exposição itinerante, organizada pela Divisão Museológica e para a Cidadania da Assembleia da República, é inaugurada na sexta-feira, dia 3, pelas 16h00, com a presença do presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

É considerado, por muitos, o pai do fotojornalismo português. A exposição de Joshua Benoliel reúne um conjunto de curiosos registos fotográficos da autoria deste repórter parlamentar, com destaque para um período marcante da vida política nacional, entre 1906 e 1924.

Dos vários aspetos reportados nas fotos em exposição, destaca-se a figura de Anselmo Braamcamp Freire, que exerceu funções como presidente da Assembleia Constituinte, senador e presidente do senado. Foi como presidente da Assembleia Constituinte que Braamcamp Freire, a 21 de agosto de 1911, promulga a primeira Constituição Republicana.

A exposição estará patente no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves entre 2 e 31 de maio, estando a inauguração prevista para dia 3, sexta-feira, pelas 16h00, com a presença do presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Descendente de uma família judia, Joshua Benoliel nasceu em Lisboa, em 1873, e viveu o período de transição entre a Monarquia e a República, permitindo-lhe fotografar acontecimentos históricos importantes: os reinados de D. Carlos e D. Manuel II, a Revolução Republicana de 1910, os primeiros Presidentes da República, as revoltas monárquicas e a participação do corpo expedicionário português na Primeira Guerra Mundial.