Cemitério de São Mamede de Negrelos vai ser ampliado

20 Abril 2021

PROJETO FOI APRESENTADO ESTE DOMINGO, DIA 18

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, marcou presença este domingo, na apresentação do projeto de ampliação do Cemitério de São Mamede de Negrelos, remodelação da zona envolvente e requalificação da Rua dos Mogos.

“Esta é uma resposta a uma importante necessidade da povoação de São Mamede de Negrelos”, referiu o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, na apresentação do projeto de ampliação do Cemitério de São Mamede de Negrelos. A solução, que vem sendo dialogada com a União de freguesias de Vila Nova do Campo, irá incluir a requalificação de toda a zona envolvente e da rua dos Mogos.

“A necessidade de ampliação do cemitério foi apresentada ao Município e, fruto do trabalho de cooperação e diálogo que temos com o executivo da junta, desenvolvemos o projeto que será brevemente uma realidade”, explicou Alberto Costa, dando conta de que “a junta de Vila Nova do Campo é a responsável pela obra, mas pode contar com o apoio dos técnicos do Município em todas as fases da empreitada”.

Marco Cunha, presidente da União de Freguesias de Vila Nova do Campo, assumiu tratar-se de um anseio antigo e uma "obra extremamente importante".  "No ano passado adquirimos o terreno que tem 2730 metros quadrados, cuja intervenção será repartida em 1482 metros quadrados para a ampliação do cemitério e 1312 para a requalificação do espaço envolvente", adiantou, explicando que "com a ampliação, vai ser resolvido o problema da falta de sepulturas, criado um novo acesso ao cemitério e requalificada todo espaço em volta, dando-lhe funcionalidade".

O autarca garantiu que o objetivo é "fazer uma transformação total na zona" e explicou que com a aquisição do terreno a freguesia passa a usufruir de um cemitério com maior dimensão e de um espaço multiusos requalificado.

A obra, que representa um investimento de mais de 230 mil euros, deverá arrancar brevemente e será feita por fases, sendo a primeira delas a ampliação do cemitério. A intervenção será feita no terreno adquirido, em 2020, pela junta de freguesia e irá permitir a criação de 90 ossários, 72 sepulturas e 69 gavetões. Para além da elaboração do projeto, a Câmara Municipal avançou, ainda, com uma comparticipação financeira.