Casa da Música volta a instalar-se em Santo Tirso

09 Março 2023

DE 16 A 19 DE MARÇO, FÁBRICA DE SANTO THYRSO E CENTRO DE ARTE ALBERTO CARNEIRO RECEBEM UM TOTAL DE 12 ESPETÁCULOS

No âmbito do programa “Holograma da Casa”, a Fábrica de Santo Thyrso e o Centro de Arte Alberto Carneiro recebem, de 16 a 19 de março, um conjunto de 12 espetáculos destinados ao público escolar, famílias e público em geral. O destaque vai para duas apresentações resultantes de um processo de criação local, trabalhado no seio de comunidades carenciadas.

O principal destaque vai para duas apresentações resultantes de um processo de criação local, nomeadamente com pessoas em situação de sem-abrigo que integram o chamado Projeto Espaço D’Abrigo.

Este projeto pretende capacitar as pessoas em situação de sem-abrigo, através de aquisição de competências pessoais, sociais e profissionais. Desta forma, foram criadas as condições necessárias ao seu bem-estar, capazes de promoverem em si a motivação intrínseca para construir os seus percursos de vida, em prol da reinserção socioprofissional.

Neste âmbito, foi criado um espaço digno para as refeições na União de Freguesias de Santo Tirso, que ao mesmo tempo, acolhe também o processo de criação/ensaios do espetáculo comunitário que será apresentado nos dias 16 e 19 de março, pelas 17h00, na Fábrica de Santo Thyrso.

O “Holograma da Casa” inicia a 16 de março, com duas apresentações do espetáculo “A Garrafa do Rei de Onde” (09h30 e 11h00), destinadas aos alunos do primeiro ciclo. A interpretação, alicerçada na música dos compositores como Prokofieff, Chostakvitch e Tchaikovski, repete também duas vezes no dia 18 (10h00) e 11h30), desta vez para o público em geral.

Já na sexta-feira, 17 de março, serão apresentados dois espetáculos de “O Bosque dos Sonos” (09h30 e 11h00), dirigidos aos alunos do pré-escolar. Inspirada nos sons da natureza e dos elementos com recurso a instrumentos como o piano, guitarra, baixo elétrico, violoncelo e percussão, esta apresentação será também repetida na manhã do dia 19 de março, às 10h00 e às 11h30.

Ainda no dia 17 de março, pelas 21h30, haverá um concerto de Eduardo Branco, que mistura pop com a força e intensidade do blues e do rock. O espetáculo decorrerá na Fábrica de Santo Thyrso.

No sábado, 18 de março, pelas 21h30, o Centro de Arte Alberto Carneiro acolhe o espetáculo dos solistas da Casa da Música, e conta com os intérpretes Ana Maria Ribeiro na flauta, Carlos Alves no clarinete, Hugo Carneiro na trompa e Gavin Hill no fagote. Serão interpretadas obras dos compositores, Gioacchino Rossini e Vincenzo Gambaro.

O “Holograma da Casa” tem como objetivo proporcionar experiências musicais com raiz pedagógica e educativa, mas, principalmente, ir ao encontro das pessoas que necessitam de mais cuidado, pelo que todos os espetáculos têm entrada livre.

O projeto é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado, através da linha “Cultura para Todos” do Norte 2020, gerida pela Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).