Carta Metropolitana para a Cultura em discussão na Biblioteca Municipal

26 Janeiro 2023

SESSÃO ESTÁ MARCADA PARA 7 DE FEVEREIRO, PELAS 21H00

Todos os que fruem ou promovem cultura estão convidados a analisar a Carta Metropolitana para a Cultura, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso. A Área Metropolitana do Porto, de que Santo Tirso faz parte, está a promover a discussão da versão zero do documento.

A Área Metropolitana do Porto e os vários municípios que a integram estão desde o início do ano a promover um conjunto de Sessões de Discussão Pública em torno da Versão Zero da Carta Metropolitana para a Cultura. A sessão agendada para Santo Tirso terá lugar na Biblioteca Municipal no dia 7 de fevereiro, pelas 21h00. Com estas sessões pretende-se gerar e aprofundar a discussão à volta da Carta com o contributo de todos os agentes locais.

A Carta Metropolitana para a Cultura pretende ser o principal instrumento de elaboração, execução e análise das políticas culturais da Área Metropolitana do Porto, preconizando uma forma de estar, de pensar, de fazer e de orientar Cultura, assente num conjunto de Princípios e Áreas Prioritárias de Atuação partilhados por todos os seus subscritores.

A versão zero, que pode ser consultada no site da Área Metropolitana do Porto (http://portal.amp.pt/media/documents/2022/07/29/CartaMetropolitanaCultura_VERSAOERO.pdf), é o resultado de um esforço de consulta e diálogo iniciado em maio de 2022 com os municípios, os agentes culturais, a academia e a comunidade, e que se pretende aberto, participado e contínuo.

Para este debate na Biblioteca Municipal de Santo Tirso estão convidados todos os que fruem ou promovem iniciativas, projetos ou objetos culturais, nas suas múltiplas abordagens (profissionais ou não, indivíduos ou coletividades), assim como entidades das áreas social, educativa, ambiental, turística ou outras que desenvolvam projetos ou iniciativas de natureza cultural.

A participação é gratuita, e deve ser feita através do link http://portal.amp.pt/pt/noticia/619#FOCO_3