Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Carros míticos do RallySpirit 2022 vão parar no centro de Santo Tirso

30 Maio 2022

MÁQUINAS REAGRUPAM NA PRAÇA 25 DE ABRIL ANTES DE CLASSIFICATIVA ESPECIAL

NO MONTE DA ASSUNÇÃO, NO DIA 4 DE JUNHO

O RallySpirit Altice vai parar, pela primeira vez, em Santo Tirso, no próximo dia 4 de junho, com os carros em competição a fazerem um reagrupamento na Praça de 25 de Abril, onde os adeptos do automobilismo poderão observar de perto alguns modelos míticos, antes de partirem para uma classificativa no Monte da Assunção.

De acordo com o programa da prova, o reagrupamento na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal, acontece a partir das 16h42 e o arranque da Especial da Assunção, com uma extensão de cinco quilómetros, está marcado para as 17h10.

No total, serão mais de 100 carros, 30 por cento dos quais pertencentes a equipas estrangeiras, e alguns pilotos bem conhecidos do público português, como Rui Madeira (campeão do mundo da classe Produção, em 1985, e vencedor do Rali de Portugal de 1996) ou Vítor Pascoal (tetracampeão nacional de Ralis GT).

Para o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, “depois de, ainda recentemente, termos podido assistir ao grande espetáculo que foi o Rali de Santo Tirso, com a sua espetacular Super Especial noturna, apostámos em receber, pela primeira vez, este RallySpirit, que permitirá a todos os adeptos do desporto motorizado ver ao vivo carros que fizeram história e que perduram no nosso imaginário”.

“A atração de grandes competições desportivas para Santo Tirso é uma estratégia do Município, e esta passagem do RallySpirit faz parte dessa aposta”, realça Alberto Costa.

Entre as máquinas que prometem arrancar mais admiração, destaque para modelos originais, como o Opel Ascona 400 (que foi conduzido por Walter Rohrl), o Toyota Celica Twin Cam (ex-TTE, Lars Erik Torph), o Toyota Corolla WRC (ex-Didier Auriol e ex-Pedro Matos Chaves), o Subaru Impreza 555 (ex-Colin McRae), ou o Lancia Delta Integrale (ex-Juha Kankkunen).

Será, também, possível ver ao vivo os famosos Audi Sport Quattro E2, os Lancia Strattos ou, ainda, modelos como o Alpine-Renault A110, Porsche 911, Nissan 240 RS, Talbot Sunbeam Lotus, Ford Escort RS ou BMW M3.

Os carros do RallySpirit Altice dividem-se em três categorias: Históricos (até 21/12/1986), Spirit (a partir de 01/01/1987) e Legend (R5, WRC, grupos B excluídos pela FIA e todos os restantes concorrentes que participam apenas em demonstração).

Esta sétima edição do RallySpirit Altice será a maior de sempre e integra a lista dos principais Rally-Legends da Europa, encontrando-se inserida no calendário do Slowly Sideways Europe, juntamente com o Eiffel Rally Festival, o Alsace Rallye Festival e o Rally Festival Spa-Francorchamps.

Partilhar
ColorAdd Icone