Carregamentos de veículos elétricos já é possível em Santo Tirso

19 Dezembro 2018

CÂMARA PREVÊ TER TRÊS POSTOS ATÉ FINAL DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

Já está a funcionar o primeiro posto de carregamento de veículos elétricos no Município de Santo Tirso. Instalado na Travessa de Rãs, este posto de carregamento semi-rápido resulta de uma parceria entre a Câmara de Santo Tirso e a MOBI-e, no âmbito de um programa nacional que visa dotar todos os concelhos do país com este tipo de equipamentos. Até ao final do primeiro semestre de 2019, a autarquia conta ter outros dois postos de carregamento rápido a funcionar.

Santo Tirso já tem um posto de carregamento de veículos elétricos a funcionar. “No seguimento do nosso Plano Municipal de Mobilidade Sustentável e em consonância com a promoção da utilização de meios de transportes amigos do ambiente, este é um equipamento importante para o Município de Santo Tirso que será replicado noutros locais da cidade”, explica o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

Localizado na Travessa de Rãs, junto à Central de Transportes, o posto permite o abastecimento semi-rápido de veículos em cerca de 60 minutos. Mas não será o único. Segundo revela o autarca, “já estão em curso as obras de infraestrutura de outros dois postos”, nomeadamente junto ao recinto da feira municipal e do parque de estacionamento nas traseiras da Câmara Municipal.

Até ao final do primeiro semestre de 2019, aponta Joaquim Couto, “teremos três postos de carregamento elétricos instalados em Santo Tirso”. Estes dois serão de carregamento rápido, permitindo carregar um veículo elétrico em apenas 20 ou 30 minutos.

O equipamento junto à Central de Transportes é de utilização gratuita, dado estar inserido num projeto piloto a nível nacional. Na altura da compra do automóvel, o proprietário recebe um cartão da Mobi-e que lhe permite carregar o veículo naquele posto.

“Assumimos que o Plano Municipal de Mobilidade Sustentável seria uma aposta deste mandato. As obras de requalificação que temos em marcha no concelho valorizam os meios de transportes suaves, através da criação de vias partilhadas e de ciclovias. A instalação destes postos de abastecimento elétrico é mais um exemplo das políticas que estamos a implementar no terreno”, sublinha Joaquim Couto.

Exatamente na área dos veículos elétricos, a Câmara de Santo Tirso adquiriu um, no âmbito das candidaturas de apoio pelo Fundo Ambiental à substituição de veículos de serviços urbanos ambientais. A viatura, num investimento de 32 mil 841 euros, com tração 100 por cento elétrica, destina-se à limpeza urbana, nomeadamente de jardins e recolha de folhas de árvore do chão.