Canil/Gatil concluído no início de 2018

20 Julho 2017

CÂMARA JÁ ARRANCOU COM OBRAS DE CONSTRUÇÃO

O novo Canil/Gatil Municipal vai estar em funcionamento já no início do próximo ano. A data foi avançada pelo presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, no lançamento da primeira pedra da infraestrutura. O investimento ronda os 600 mil euros e estará localizado no lugar da Ermida, em Santa Cristina do Couto.

Está lançada a primeira pedra para a construção do Canil/Gatil do concelho de Santo Tirso.
Um compromisso assumido com a população por este executivo desde o início do mandato e que vem no seguimento de uma política amiga do ambiente e dos animais.

“A partir do início do próximo ano, fechamos mais um ciclo de preocupações ambientais. Encontramos aqui a solução estruturada e coerente para o problema da sobrepopulação animal”, explicou Joaquim Couto.

O novo Canil/Gatil de Santo Tirso vai permitir dar resposta ao abandono e abate de animais, garantindo-lhes dignidade e condições de vida. Em declarações aos jornalistas, o autarca afirmou que “esta obra é absolutamente crucial para pôr em prática uma verdadeira política de bem-estar animal, assente no tratamento condigno dos animais abandonados, na sensibilização contra o abandono e na promoção de programas de apoio e de adoção”.

A obra arrancou esta quarta-feira e prevê estar concluída no início de 2018. Situado no lugar da Ermida, em Santa Cristina do Couto, o novo Canil/Gatil Municipal vai ter 20 boxes para canídeos, duas boxes para animais perigosos e uma boxe para animais de quarentena.

O edifício, construído de raiz, em terreno municipal, implica um investimento na ordem dos 600 mil euros. Para além do espaço para os animais, no edifício vão funcionar as dependências de apoio como vestiários / instalações sanitárias para funcionários, sala de preparação de refeições e de cirurgia, zona administrativa e de armazenamento, consultório de atendimento veterinário e enfermaria.

As novas instalações estarão igualmente apetrechadas com seis boxes para gatos, pátios amplos ao ar livre para canídeos e áreas de estacionamento.

Esta é mais uma medida implementada pelo Município e que ajuda a promover Santo Tirso como uma cidade sustentável.

ZBR_1619ZBR_1668ZBR_6917