Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Campanha de sensibilização para a poupança de água decorreu na Praia Urbana

23 Setembro 2022

CRIANÇAS RECEBERAM INFORMAÇÃO SOBRE COMO POUPAR ÁGUA EM CASA

No âmbito do Plano Metropolitano de Promoção do Uso Eficiente da Água, promovido pela Área Metropolitana do Porto, a Câmara Municipal de Santo Tirso dinamizou, na Praia Urbana, uma ação de sensibilização para a poupança de água.

Tomar duches mais rápidos ou lavar os dentes com a torneira fechada são apenas dois dos exemplos práticos para conseguirem poupar água, que 80 alunos do Colégio de Santa Teresa de Jesus ficaram a conhecer, na última quarta-feira, na Praia Urbana de Santo Tirso.

Porque cada gota conta, as crianças levaram para casa uma ampulheta que permite visualizar o tempo no duche – um duche de 15 minutos gasta cerca de 180 litros de água – e receberam informação para autoavaliar o seu consumo de água e estratégias para o melhorar.

“O que acontece quando não há água?”, perguntava às crianças a técnica da Câmara Municipal que dinamizou a iniciativa, antes de lhes entregar um conjunto que incluía ainda lápis e um saco para colorir, para além de uma garrafa reutilizável – que as crianças rapidamente quiseram encher nos bebedouros públicos da Praia Urbana, para se refrescarem.

Tomar duches mais rápidos e evitar banhos de imersão; lavar os dentes ou barbear-se com a torneira fechada; usar as máquinas da roupa e da loiça apenas com carga máxima; usar baldes no lugar de mangueiras para lavar carros ou passeios; consertar fugas na canalização de autoclismos ou de torneiras que estejam a pingar; e regular a descarga de autoclismos na sanita, evitando usar a capacidade máxima foram alguns dos conselhos deixados para promover a poupança da água.

Partilhar
ColorAdd Icone