Câmara vai sensibilizar ministério para preocupações de empresários

27 Maio 2020

A Câmara Municipal de Santo Tirso convocou o Conselho Empresarial Estratégico para uma reunião que decorreu, esta terça-feira, com objetivo de tomar conhecimento das necessidades do tecido empresarial do concelho e discutir a adequação dos instrumentos de apoio no contexto atual da Covid-19. Autarquia irá fazer chegar preocupações deste órgão consultivo, composto por empresas, unidades de ensino e stakeholders estratégicos, às entidades competentes.

“O impacto concreto da pandemia da Covid-19 nas empresas é, naturalmente, uma das questões que mais nos preocupa nesta fase. É fundamental termos um conhecimento de fundo dos diferentes sectores de atividade, no sentido de percebermos quais os problemas e expectativas dos empresários”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

Em jeito de balanço, o autarca referiu que a reunião foi importante, na medida em que colocou em contacto diversas entidades, permitindo a troca e partilha de informação entre os diferentes stakeholders. “Foram levantadas algumas questões importantes, nomeadamente do ponto de vista económico das empresas de Santo Tirso e, neste contexto, a Câmara Municipal de Santo Tirso irá sensibilizar o Ministério da Economia para as preocupações expressas”, explicou Alberto Costa.

O presidente da Câmara de Santo Tirso quis, ainda, dar uma nota de esperança, adiantando que continuam a dar entrada nos serviços municipais um elevado número de processos de obras particulares que “espelham o dinamismo económico que continua a fazer-se sentir no concelho, apesar dos constrangimentos provocados pela Covid-19”.

A reunião do Conselho Empresarial Estratégico, que decorreu por videoconferência, contou com cerca de 30 participantes, entre organizações como o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o IEFP- Instituto de Emprego e Formação de Portugal, a ACIST – Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso; instituições de ensino superior, nomeadamente o ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto, UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; assim como empresários ligados às mais diversas áreas industriais e comerciais como têxtil, indústrias criativas, polímeros, metalomecânica, agroalimentar, turismo, comércio e serviços.