Câmara promove visitas guiadas ao património industrial do concelho

11 Agosto 2022

SÁBADO, 13 AGOSTO, FÁBRICA DE SANTO THYRSO

Sob o mote “Fiando o tempo, tecendo o passado”, a Câmara Municipal de Santo Tirso convida a população a descobrir o património industrial do concelho através de visitas guiadas. Fábrica de Santo Thyrso e Fábrica do Rio Vizela são as propostas para os meses de agosto e setembro. A participação é gratuita.

Este sábado, 13 de agosto, o convite é para descobrir a Fábrica de Santo Thyrso. Entre as 10h30 e as 12h30, será possível mergulhar na história deste espaço emblemático, em visitas guiadas de cerca de 45 minutos.

Fundada em 1898, a Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso foi uma das mais emblemáticas fábricas do Vale do Ave. Constitui um símbolo da ligação da cidade à indústria têxtil numa época em que esta era assumida como um símbolo do progresso, motor do crescimento económico e promotor de importantes transformações sociais.

A origem e história da Fábrica de Santo Thyrso pode ainda ser vista através da exposição permanente patente no Centro Interpretativo, onde é possível saber mais sobre o seu funcionamento e as memórias das pessoas que ali trabalharam. A exposição acolhe, igualmente, uma área temática sobre a fileira têxtil e os desafios que, hoje em dia, este setor enfrenta.

Já no dia 21 de setembro, a proposta é uma visita, entre as 14h30 e as 16h30, pelo património daquela que foi a primeira unidade de fiação do país, a Fábrica do Rio Vizela.

Criada em 1845, a Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela, tornou-se uma das mais relevantes e pujantes empresas da região, chegando, em 1950, a empregar mais de três mil pessoas, alimentando 31 624 fusos e cerca de 1 200 teares.

Destinadas a pequenos grupos, as visitas têm inscrição gratuita mas obrigatória através do email museus@cm-stirso.pt ou do telefone 252 809 120.