Câmara promove vacinação contra a gripe nas farmácias

21 Outubro 2020

ADESÃO DO MUNICÍPIO AO PROGRAMA “VACINAÇÃO SNS LOCAL” BENEFICIA A POPULAÇÃO COM MAIS DE 65 ANOS

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, assinou esta quarta-feira, com a Associação Dignitude, o protocolo que estabelece a adesão do Município ao programa “Vacinação SNS Local”, que irá promover a vacinação contra a gripe sazonal, dos utentes com mais de 65 anos, nas farmácias. A medida tem como objetivo diminuir o fluxo de doentes nos Centros de Saúde.

“A partir de agora, os utentes com mais de 65 anos, com acesso à vacinação gratuita contra a gripe, passam a poder fazer a administração da vacina nas farmácias”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, na Farmácia Faria, durante a assinatura do protocolo que, explicou, “irá possibilitar menos aglomerados de pessoas junto às unidades de saúde, libertando-as para tarefas mais urgentes, como o combate à pandemia da Covid-19”. Para além disso, o autarca relembrou que “esta é também uma solução para os utentes que têm receio de se deslocar às unidades de saúde, por serem locais de maior risco”.

Em representação da Dignitude, Maria de Belém, coordenadora-geral da Associação, sublinhou que “as farmácias aderentes têm capacidade técnica para fazer vacinação em segurança, cumprindo com todos os requisitos” e salientou a necessidade de “neste momento de grande pressão, aliviar as estruturas de atendimento e internamento para que façam aquilo que é essencial”. A antiga ministra da Saúde aproveitou ainda a ocasião para deixar um conselho: “Vacinem-se contra a gripe para evitar a simultaneidade das duas doenças”.

Em Santo Tirso, o protocolo agora celebrado abrange 17 farmácias. A medida dirige-se a pessoas com mais de 65 anos, sendo a vacina gratuita e livre de prescrição médica. No total, estima-se que sejam vacinados nas farmácias do concelho cerca de dois mil utentes, num investimento da autarquia que ascende aos 4500 euros.

Resultado de um acordo estabelecido entre o Ministério da Saúde, a Direção Geral de Saúde, a Associação Nacional de Farmácias e a Associação de Farmácias de Portugal, o programa “Vacinação SNS Local” já está em vigor e permite a vacinação contra a gripe nas farmácias comunitárias com a vacina do Serviço Nacional de Saúde.