Câmara promove sessão de esclarecimento sobre o programa 'Reabilitar para Arrendar!

14 Setembro 2016

INICIATIVA TEM LUGAR NO DIA 20 DE SETEMBRO, PELAS 18H30, NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai promover uma sessão de esclarecimento relativa ao programa “Habilitar para Arrendar – Habitação Acessível”, desenvolvido pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU. A iniciativa tem lugar no próximo dia 20 de setembro, pelas 18h30, na Fábrica de Santo Thyrso.

A Fábrica de Santo Thyrso recebe no próximo dia 20 de setembro, uma sessão de esclarecimento sobre o programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”, desenvolvido pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana – IHRU. A sessão, promovida pela Câmara Municipal, terá lugar pelas 18h30 e pretende esclarecer a metodologia do programa, que visa financiar operações de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos.

O programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível” tem uma dotação inicial de 50 milhões de euros, contando com o apoio financeiro do Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa. Podem candidatar-se a este plano pessoas singulares ou coletivas, de natureza privada ou pública, que sejam proprietárias de edifícios ou parte de edifícios a reabilitar, ou que demonstrem serem titulares de direitos e poderes sobre os mesmos que lhes permitam onerá-los e agir como donos de obra no âmbito de contratos de empreitada.

Depois da reabilitação, estes edifícios devem destinar – se predominantemente a fins habitacionais, cujas frações se destinam a arrendamento em regime de renda condicionada. Durante todo o período de reembolso, será aplicada a taxa fixa definida no momento da aprovação da operação.

Os interessados poderão tirar qualquer tipo de dúvidas nesta sessão de esclarecimento, tais como forma de candidatura, critérios de rejeição e despesas elegíveis. A iniciativa contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, e do presidente do IHRU, o Arq. Victor dos Reis.