Câmara promove reciclagem de óleos alimentares

24 Julho 2019

OLEÕES PASSAM A ESTAR DISPONÍVEIS EM TODAS AS FREGUESIAS DO CONCELHO

A Câmara Municipal de Santo Tirso está a dotar o Município de equipamento adequado para a deposição de óleos alimentares usados. Ao todo são 29 oleões espalhados pelas freguesias do concelho, com o objetivo de promover a reciclagem.

No total, 29 oleões estão a ser instalados nas freguesias do concelho como forma de incentivo ao depósito de óleos alimentares usados. O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, explica tratar-se de uma medida para proteger o ambiente. “Cabe-nos a todos agir em prol da sustentabilidade, esta é mais uma medida que implementamos no âmbito da reciclagem, em concreto de forma a evitarmos que cursos de água e solos sejam contaminados. Mas é importante lembrar que para resultar é preciso que todos façam a sua parte”, refere.

Estima-se que um litro de óleo alimentar usado possa poluir um milhão de litros de água se não for encaminhado para o tratamento adequado. O óleo alimentar e azeite usados devem ser colocados, frios, em garrafas de plástico limpas e deixados nos oleões espalhados pelo Município. Posteriormente serão reciclados e utilizados para a produção de biodiesel, um combustível considerado importante na redução das emissões de dióxido de carbono.