Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Câmara promove empreendedorismo junto dos jovens

20 Março 2019
Lm 10603 1 980 2500

PROGRAMA SANTO TIRSO EMPREENDE INCENTIVA IDEIAS DE NEGÓCIOS
E CRIAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS

Promover o empreendedorismo juvenil e o autoemprego como alternativas ao percurso tradicional no mercado de trabalho. Este foi o objetivo subjacente à iniciativa Santo Tirso Empreende – Open Day, promovido pela Câmara Municipal, que levou empreendedores das áreas do turismo e das indústrias criativas a regressarem à escola e partilharem as suas histórias. Alberto Costa, vice-presidente da autarquia, transmitiu aos jovens estudantes a determinação do Município em apoiar projetos inovadores e diferenciadores.

O projeto Santo Tirso Empreende tem como objetivo promover e incentivar ideias de negócio e a criação de novas empresas. Com especial foco em três áreas definidas como essenciais na estratégia do Município – turismo, design e moda e design de moda –, o programa procura estimular a capacidade empreendedora e criadora do concelho.

“Santo Tirso é, seguramente, um dos Municípios nacionais mais vocacionados para o empreendedorismo”, considerou Alberto Costa, vice-presidente da Câmara. “Além de uma infraestrutura de excelência como a Fábrica de Santo Thyrso, contamos com diversos programas de incubação de ideias de negócio e um apoio personalizado garantido pelo INVEST Santo Tirso”, acrescentou.

O primeiro “Open Day” promovido pelo Santo Tirso Empreende decorreu na Oficina – Escola Profissional do INA, contando com mais de 200 jovens que tiveram oportunidade de contactar e interagir com dois antigos alunos da instituição que optaram pela via do empreendedorismo.

Carlos Gomes, responsável da empresa “Stop Motion”, especializada em comunicação audiovisual e multimédia, e Joel Silva, da “Grandes Planos”, agência de comunicação e software house, partilharam os desafios, oportunidades e responsabilidades que gerir um negócio próprio implica.

No mesmo dia, também os estudantes da Escola Secundária D. Afonso Henriques conhecerem os testemunhos e percursos profissionais de dois empreendedores da área do turismo. Ricardo Festa apresentou o “The Liquid Skin Studio”, projeto que junta três jovens de Santo Tirso na organização de eventos musicais de caráter alternativo e diferenciador. Já Pedro Costa, com mais de uma década de experiência no setor do turismo, explicou as origens e percurso da “Próxima Adventures”, empresa especializada na organização de atividades desportivas em contexto de natureza.

O projeto Santo Tirso Empreende, cofinanciado pelo Norte 2020 no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tem a duração de dois anos. Para além das sessões de sensibilização para o empreendedorismo, o programa contempla a realização de concursos de ideias, com vista à seleção e apoio ao desenvolvimento de 60 ideias de negócio. A primeira edição realizou-se em outubro de 2018, estando previsto o início da segunda edição em maio do corrente ano.

LM_10563

 

Partilhar
ColorAdd Icone