Câmara procura memórias dos antigos trabalhadores da Fábrica de Santo Thyrso

07 Setembro 2022

RECOLHA PRETENDE REUNIR FOTOGRAFIAS, OBJETOS E HISTÓRIAS

A Câmara Municipal de Santo Tirso está a reunir histórias e elementos sobre a Fábrica de Santo Thyrso e os seus trabalhadores. O objetivo é contar a história dos operários que por ali passaram.

“Se passou pela antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso, queremos falar consigo”. Este é o mote da campanha de recolha de dados que a Câmara Municipal de Santo Tirso está a realizar, com o propósito de contar a história de quem fez parte de uma das mais emblemáticas fábricas do Vale do Ave.

Através da partilha de memórias, fotografias, objetos e histórias que estejam associados a esta fábrica centenária, a autarquia quer construir uma nova perspetiva do que foi o trabalho naquele espaço, a partir das vozes e lembranças de quem fez parte daquele projeto.

Assim, quem puder responder ao apelo, pode dirigir-se ao Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso, ou entrar em contacto através do email museus@cm-stirso.pt ou pelo telefone 252 809 120.

Fundada em 1898, a Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso constitui um símbolo da ligação da cidade à indústria têxtil numa época em que esta era assumida como um símbolo do progresso, motor do crescimento económico e promotor de importantes transformações sociais.