Câmara oferece transporte gratuito a alunos da Universidade Junior

02 Maio 2017

AUTARQUIA VOLTA A APOIAR ESTUDANTES DE SANTO TIRSO

A Câmara Municipal de Santo Tirso volta a colaborar com a Universidade do Porto, no âmbito do projeto Universidade Júnior. Entre 3 e 28 de julho, os alunos do concelho que queiram participar na iniciativa usufruem de transporte gratuito para as diferentes Faculdades da Universidade do Porto, assegurado pela autarquia.

“Um apoio importante, que facilita a participação dos alunos das escolas de Santo Tirso nesta iniciativa, permitindo que experimentem atividades que podem revelar-se importantes na hora de escolher um curso académico”, justificou o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

O protocolo renova a parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Universidade do Porto, que assinala a 13ª edição do projeto Universidade Júnior. Neste âmbito, a autarquia irá garantir transporte gratuito nas deslocações entre o Município e as Faculdades da Universidade do Porto, a todos os alunos de Santo Tirso inscritos nas atividades.

Este ano, a Universidade Júnior tem preparada para os alunos do 5º e 6º ano a atividade “Experimenta Verão”, bem como Oficinas de Verão e Temáticas para alunos do 7º e 8º anos. Para 9º e 11º anos, a Universidade do Porto organiza o “Verão em Projeto”.

Para terem acesso ao transporte, os pais e encarregados de educação devem entregar no Balcão Único da Câmara Municipal, ou enviar para o e-mail de@cm-stirso.pt , os seguintes documentos: requerimento próprio de Pedido de Transporte para a Universidade Júnior; Comprovativo de Inscrição na Universidade Júnior; comprovativo de morada. As inscrições para os Cursos de Verão são efetuadas online, no site da Universidade Júnior.

A Universidade Júnior constitui o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário, e destina-se aos alunos do 5º ao 11º ano de escolaridade, em época de férias escolares. Neste programa, os alunos têm a oportunidade de conhecer as faculdades da Universidade do Porto, assim como participar em diversas atividades em áreas como as ciências, as tecnologias, as artes ou o desporto.