Câmara Municipal lança canal de comunicação no WhatsApp
APLICATIVO APROXIMA AUTARQUIA DOS CIDADÃOS
E VISA AUMENTAR EFICÁCIA DA PARTILHA DE INFORMAÇÕES ÚTEIS
A Câmara Municipal de Santo Tirso acaba de lançar um novo canal exclusivo de comunicação com os seus munícipes e visitantes através do aplicativo WhatsApp. Baseado numa plataforma de gestão inovadora, o novo canal tem características que o tornam no primeiro do género em Portugal ao serviço de uma autarquia.
O novo canal WhatsApp da Câmara de Santo Tirso visa partilhar informações úteis para a população, designadamente a programação cultural do Município, alterações/interrupções de trânsito, horários de transportes e notícias, entre muitas outras.
Segundo o presidente da autarquia, Alberto Costa, “o lançamento de um canal de comunicação com os munícipes através do WhatsApp constitui um novo passo na transição digital em Santo Tirso, tendo como mais-valia a utilização de uma ferramenta que está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas”.
“Num contexto em que a informação nos chega a todo o momento e pelas mais diversas vias, os estudos da área do marketing comprovam que o WhatsApp tem, atualmente, uma taxa de abertura das mensagens superior a 90%, ou seja, muito maior do que qualquer um dos outros canais que já utilizamos habitualmente, como os emails ou as sms, e com muito menos custos do que estas últimas”, acrescenta.
Face a esta realidade, Alberto Costa considera que “uma ferramenta como o WhatsApp contribuirá para uma maior eficácia na chegada da informação municipal aos cidadãos, que é uma queixa muito comum por mais esforço que a autarquia faça”.
“Com as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor, as empresas já perceberam os ganhos que uma gestão profissional de plataformas como o WhatsApp lhes pode trazer, designadamente ao nível das vendas”, sublinha. “Ora, uma autarquia como a Câmara Municipal de Santo Tirso, que tem nos munícipes os seus «consumidores», não pode deixar de acompanhar esta evolução e, por isso, apostamos na aquisição de uma plataforma de gestão do aplicativo que nos permite, por exemplo, segmentar a informação por freguesia ou por grupos de interesse, entre muitas outras mais-valias”, acrescenta.
Neste momento está já em funcionamento o canal de Avisos e Alertas da autarquia, através do qual a população pode receber informações úteis acerca da atividade cultural, obras e alterações ao trânsito, horários de transportes e outros serviços e notícias importantes relacionadas com o Município de Santo Tirso.
“Muito brevemente, vamos dar um outro passo importante com a entrada em funcionamento do Canal de Atendimento ao Munícipe através do WhatsApp, que irá aproximar, ainda mais, a Câmara Municipal dos cidadãos, facilitando-lhes a vida no acesso aos nossos serviços”, revela Alberto Costa.
Para já, os munícipes podem aceder ao canal de Avisos e Alertas. Basta memorizarem nos seus telemóveis o número 924 760 123 e escreverem “Olá” para ficarem automaticamente conectados.