Câmara lança II Edição da Bolsa de Terras Municipal

30 Setembro 2019

INICIATIVA PRETENDE COLOCAR EM CONTACTO PROPRIETÁRIOS DE TERRENOS E POTENCIAIS ARRENDATÁRIOS

A Câmara de Santo Tirso lançou esta sexta-feira a segunda Sessão Pública da Bolsa de Terras Municipal. Após o sucesso da primeira edição, que atribuiu mais de oito hectares de terreno a produtores locais, o Município prossegue com a ambição de incentivar a produção agrícola e diminuir o número de terrenos abandonados.

Lançada em 2015, a Bolsa de Terras Municipal de Santo Tirso tem como objetivo a promoção do desenvolvimento agrícola e rural do concelho. Através desta Bolsa, os proprietários que não estejam interessados em cultivar um terreno podem encontrar um arrendatário, assegurando, assim, um rendimento fixo anual.

“Através desta iniciativa, o Município tem vindo a requalificar a paisagem rural, evitando o abandono das áreas rurais e agrícolas”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa. “Simultaneamente, apoiamos o empreendedorismo agrícola, em especial de jovens produtores”, conclui o autarca.

Os interessados poderão consultar, no site da Câmara Municipal, www.cm-stirso.pt, toda a informação relativa às parcelas de terreno disponíveis. Entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro, decorre o período de inscrições para a visita às explorações, efetivadas através do email invest@cm-stirso.pt.

Através do mesmo email, os interessados poderão inscrever-se na Sessão Pública de atribuição das explorações, que terá lugar no dia 21 de outubro, pelas 15h00, na Fábrica de Santo Thyrso. A inscrição, que deverá ser efetuada entre os dias 14 e 16 de outubro, poderá também ser realizada presencialmente, nas instalações do Invest Santo Tirso.

No total, estão disponíveis quatro parcelas de terreno, com uma dimensão total de, aproximadamente, quatro hectares.