Câmara investe um milhão para dar apoio aos alunos de Santo Tirso

07 Julho 2016

MAIS DE 2500 ESTUDANTES TÊM PASSE ESCOLAR GRATUITO

São mais de 2500 os alunos que vão ter acesso a passes escolares gratuitos no próximo ano letivo. A medida resulta do plano da rede de transportes escolares para 2016/2017, apresentado pela Câmara de Santo Tirso e aprovado por unanimidade na reunião do executivo municipal, esta quinta-feira. Abrangidos estarão todos os estudantes que frequentem os estabelecimentos de ensino no concelho de Santo Tirso, do pré-escolar ao ensino secundário.

Para Joaquim Couto, presidente da Câmara, a medida tem um caráter social importante, dado que ajuda a atenuar custos nos orçamentos das famílias. Acredito, realçou o autarca, “que este tipo de apoio da autarquia pode ajudar a combater o abandono e insucessos escolares, apoiando as famílias mais desfavorecidas”.

Em termos de investimentos, o plano da rede de transportes escolares para 2016/2017 significa um custo para a Câmara de Santo Tirso no valor de um milhão de euros. “Ao abrangermos todos os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, estamos a corrigir uma injustiça cometida pelo Estado, a de apenas pagar a totalidade dos custos com o passe escolar aos alunos do ensino profissional”, apontou Joaquim Couto.

Até ao ano letivo de 2014/2015, os custos com o transporte dos alunos do ensino secundário eram apenas comparticipados a 50 por cento. Este novo plano prevê assim que todas as despesas com o transporte para a escola sejam assumidas pela Câmara de Santo Tirso, dando continuidade ao que havia sido feito no ano letivo anterior.