Câmara homenageia empresas do Município

28 Outubro 2019

CERIMÓNIA DECORREU NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO E HOMENAGEOU, TAMBÉM, EMPRESAS AGRACIADAS COM O TÍTULO PME EXCELÊNCIA’18

A Câmara Municipal de Santo Tirso homenageou, na última sexta-feira, as empresas de Santo Tirso distinguidas entre as melhores do país com o galardão PME Líder’18, bem como as que arrecadaram o de PME Excelência’18. A cerimónia de entrega de prémios Invest decorreu na Fábrica de Santo Tirso.

Dedicação, rigor, coragem e resiliência foram alguns fatores que o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, apontou como as caraterísticas determinantes para o sucesso das empresas distinguidas com os galardões PME Líder’18 e PME Excelência’18. “É devido ao contributo dos empresários e colaboradores de empresas que o crescimento económico se tem sentido no nosso Município”, elogiou na cerimónia de homenagem que decorreu na passada sexta-feira, na Fábrica de Santo Thyrso.

Em 2018, Santo Tirso bateu o recorde no número de empresas que receberam o título de PME Líder. No total, foram 65, um crescimento de 22 por cento face a 2017. Também no ano passado, houve 17 empresas consideradas PME Excelência.

No seu discurso, Alberto Costa sublinhou a pujança económica que se faz sentir no Município, apontando as novas empresas que têm sido criadas e a descida da taxa de desemprego. “As 127 empresas criadas no primeiro semestre de 2019 fazem desde o melhor semestre da década”, concretizou, lembrando que nos primeiros sete meses do ano foram criadas mais empresas que em todo o ano de 2018. Para além disso, continuou, “este ano atingimos o valor mais baixo da década na taxa de desemprego, que se fixou nos 6,59 por cento”. Um valor que coloca nos extremos opostos os 6681 inscritos no Centro de Emprego em outubro de 2013 e os 2357 inscritos em maio deste ano.

“Seja no setor têxtil, que se soube reinventar e apostar na tecnologia e inovação, seja no setor dos polímeros, onde nos orgulhamos de acolher algumas das mais pujantes, tecnológicas e automatizadas empresas nacionais; ou nos outros setores da economia de Santo Tirso, como a metalomecânica e o turismo, todos têm sabido diversificar-se”, elogiou Alberto Costa.

Defensor de um ecossistema empresarial cada vez mais dinâmico, que alie a tradição à inovação e à criatividade, o presidente da Câmara de Santo Tirso adiantou que “ao Município compete continuar a ser um agente facilitador do investimento” e deixou garantias: “Intensificaremos as ações de diplomacia económica, continuaremos a aumentar a oferta de ensino superior em Santo Tirso, com vista à formação e talento para as empresas e, através do Conselho Empresarial Estratégico, manteremos a aposta nas sinergias com as empresas”.

Os galardões PME Líder e PME Excelência são atribuídos, anualmente, pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação (IAPMEI).

Homenagem às PME Excelência