Câmara disponibiliza serviço de teleassistência a idosos

17 Julho 2017

MEDIDA É DIRIGIDA A CASOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

A Câmara Municipal de Santo Tirso passou a disponibilizar aos munícipes um serviço de teleassistência domiciliária. A medida destina-se ao acompanhamento de idosos isolados socialmente, dando especial atenção à fragilidade decorrente das suas idades.

É mais uma medida de caráter social, implementada pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Está já disponível aos munícipes um serviço de teleassistência domiciliária, destinado a idosos socialmente isolados, e que procura colmatar vulnerabilidades no campo da saúde e fragilidades decorrentes da idade.

O programa arrancou este mês, no âmbito de uma experiência piloto que abrange cinco famílias do concelho, mas que segundo o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, pode vir a ser alargada a mais situações: “É uma medida com impacto nas famílias do concelho. Estamos a falar de idosos isolados socialmente, cujo acompanhamento é fundamental”.

Mais uma vez, realça o autarca, “mostramos que as pessoas estão no centro das nossas prioridades e que estamos empenhados em não deixar ninguém de fora, estando especialmente atentos aos grupos de risco ”.
Entre os seus serviços, a teleassistência integra atendimento em situações de emergência, com envio urgente de profissionais de saúde e autoridades; o contacto com familiares e complemento de voz amiga uma vez por semana.

Com este serviço, os idosos isolados contam ainda com aconselhamento sobre procedimentos em diferentes patologias, alerta diário para a toma de medicação, monitorização de sinais vitais e serviços de georreferenciação.