Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Câmara de Santo Tirso promove concurso no âmbito da redução de risco de catástrofes

13 Outubro 2023

A INICIATIVA DESTINA-SE A ESCOLAS E CLUBES DE PROTEÇÃO CIVIL.

Para celebrar o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes que se comemora esta sexta-feira, 13 de outubro, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai promover a primeira edição do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas no âmbito do Plano Familiar de Emergência.

O concurso tem como objetivo reconhecer publicamente iniciativas que ajudem à preparação e participação dos cidadãos face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes. Esta ação destina-se a escolas e clubes de proteção civil.

O Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, celebrado pela primeira vez em 1989, pretende alertar para a necessidade de se desenvolverem ações que contribuam para prevenir riscos e reduzir vulnerabilidades, aumentando a resiliência das comunidades e a capacidade de antecipação e resposta face à ocorrência de acidente graves ou catástrofes.

Neste âmbito, o novo concurso do Município de Santo Tirso tem como objetivo premiar publicamente as iniciativas que pretendem ajudar os cidadãos a conhecer os perigos de maior probabilidade de ocorrência na área do seu domicílio e nos locais de trabalho e de lazer, levando ao aumento da resiliência face à ocorrência destes fenómenos.

Para a Câmara Municipal, o conhecimento aprofundado dos riscos de modo a prevenir ou a mitigar os seus efeitos, só é possível com o envolvimento de todos, incluindo a comunidade escolar e os clubes de proteção civil. Em 2022, o Município levou às escolas uma ação de educação para o risco, através do Jogo da Glória da Proteção Civil.

As candidaturas devem ser submetidas pelo responsável do Clube de Proteção Civil/Escola, até às 23h59 do dia 5 de janeiro de 2024.

A Câmara Municipal de Santo Tirso foi, entretanto, distinguida ontem com uma Menção Honrosa pelo projeto “Jogo da Glória da Proteção Civil”, no âmbito do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência, atribuído pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Partilhar
ColorAdd Icone