Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Câmara de Santo Tirso promove concurso escolar de produção literária

12 Outubro 2023

PROJETO  “ESCRITORES DE NOVA GERAÇÃO” QUER CONSOLIDAR HÁBITOS DE LEITURA E ESCRITA CRIATIVA

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, anunciou hoje um novo concurso anual de produção literária nas escolas, em parceria com a Norprint – A Casa do Livro. O objetivo do projeto “Escritores de Nova Geração” é consolidar os hábitos de leitura e de escrita criativa dos alunos das escolas do concelho de Santo Tirso. 

 

De forma a continuar a promover hábitos de leitura e escrita junto dos mais novos, a Câmara Municipal de Santo Tirso anunciou, esta quinta-feira, na Escola Básica e Secundária D. Dinis, um novo concurso de produção literária dirigido às turmas do 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A iniciativa quer promover “Escritores de Nova Geração”.

Enquadrado na estratégia educativa do município, o novo concurso literário apresenta um papel fundamental no desenvolvimento de competências relacionadas com a criatividade, a autonomia e o espírito crítico, onde o digital anda de mão dada com o livro de bolso. “Projetos como estes assumem um papel positivo na formação das pessoas e da própria sociedade”, defendeu Alberto Costa.

A apresentação do novo concurso aconteceu durante uma sessão de conversa com o escritor Manuel Andrade sobre o livro “Viagem pela História de Santo Tirso”, na qual o presidente da autarquia realçou a importância de conhecer e promover a história da cidade, aliada à promoção da leitura e de autores tirsense.

Neste sentido, anunciou também que o livro de Manuel Andrade, com ilustrações de Érica Vasconcelos, apresentado em detalhe aos alunos de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária D. Dinis, vai ser distribuído anualmente aos novos alunos de todas as escolas do concelho.

José Manuel Lopes de Castro, presidente do conselho de administração da Norprint – A Casa do Livro, aproveitou o momento para reforçar a importância da participação dos jovens no concurso e na promoção de hábitos de leitura, considerando-os “os responsáveis pelo atual crescimento da venda de livros”.

A turma vencedora vai ter o seu livro publicado e distribuído nas escolas do concelho, tendo ainda oportunidade de acompanhar todo o processo de produção do mesmo na Norprint. 

Partilhar
ColorAdd Icone