Câmara de Santo Tirso prepara Plano de Acolhimento a Refugiados

19 Março 2016
“Acolher e integrar refugiados sinalizados pela Plataforma de Apoio aos Refugiados é um compromisso firmado entre o Município e um conjunto de instituições do concelho”. A declaração foi feita na passada quinta-feira, pelo presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, no período que antecede a ordem do dia, da reunião do executivo.

Está praticamente concluído o protocolo de cooperação que a Câmara Municipal de Santo Tirso está a desenvolver com várias instituições do concelho que prestam apoio humanitário e assistência social, para receber e integrar refugiados sinalizados pela Plataforma de Apoio aos Refugiados.

“Desde que a crise humanitária dos refugiados tomou proporções públicas e entrou na agenda da comunidade internacional, a Câmara de Santo Tirso sempre se manifestou disponível para dar o seu contributo. O Município não podia ficar de braços cruzados ou indiferente às dramáticas condições em que vivem estas pessoas”, afirmou em declaração política o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

O acolhimento tem como objetivo a plena integração dos refugiados na comunidade, com respostas adequadas em matéria de acesso ao sistema de educação português, de saúde, inserção profissional e apoio jurídico.

“A Câmara Municipal está a preparar uma resposta eficiente para acolher com dignidade esta população que foge da fome e da guerra. Nesse sentido, temos vindo a desenvolver um conjunto de esforços de forma a articular uma resposta concertada para as famílias que a Plataforma de Apoio aos Refugiados queira destacar para o Município de Santo Tirso”, afirmou o autarca.

O compromisso que vai ser firmado entre a Câmara e um conjunto de instituições do concelho visa garantir a todos os refugiados que venham a ser acolhidos o princípio da igualdade e da proporcionalidade, com níveis de proteção social semelhantes aos atribuídos à população de Santo Tirso em situação de emergência social.