Câmara de Santo Tirso cria Cartão Municipal do Bombeiro

20 Junho 2017

MEDIDA VISA ATRIBUIR REGALIAS AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DAS DIFERENTES CORPORAÇÕES DO CONCELHO

Já está a funcionar o Cartão Municipal do Bombeiro, criado pela Câmara de Santo Tirso, com o objetivo de beneficiar todos os elementos que compõe as corporações do concelho, através de descontos, isenções e bolsas de estudo.

A Câmara Municipal de Santo Tirso lançou um Cartão Municipal do Bombeiro, dirigido a todos os Bombeiros Voluntários das corporações do concelho. A medida é, segundo Joaquim Couto, um incentivo para um melhor serviço à comunidade.

“A proteção de vidas humanas e bens em perigo é, muitas vezes, conseguida por atos de coragem e abnegação dos Bombeiros, e deve ser credora de incondicional reconhecimento da comunidade nas suas instituições. É nesta linha, e no âmbito das políticas de coesão social do Município, que lançámos o Cartão Municipal do Bombeiro, contribuindo com regalias justas, para que realizem a sua missão, que voluntariamente assumiram, com dedicação, competência e zelo, e para, assim, melhor servirem a comunidade”, explica o presidente da Câmara de Santo Tirso.

Entre os benefícios do Cartão Municipal do Bombeiro estão o direito a beneficiar de um seguro contra acidentes pessoais, gerido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, bem como de bolsas de estudo, no caso de bombeiros voluntários que frequentem o Ensino Superior. As Bolsas de Estudo têm o montante anual unitário de 500 euros, sendo que o número máximo a conceder pela autarquia é de nove, três por cada corporação de Bombeiros Voluntários.

Os beneficiários do Cartão Municipal do Bombeiro terão ainda isenção ou redução de taxas relativas a operações urbanísticas que se destinem à primeira habitação, e ainda prioridade na atribuição de habitação municipal ou subsídio ao arrendamento, quando em igualdade de condições económicas e socias no ato de candidatura.

Previsto está ainda o acesso gratuito a iniciativas de caráter desportivo e cultural promovidas pela Câmara de Santo Tirso, bem como aos espaços museológicos sob gestão do Município. Os beneficiários poderão ainda contar com uma redução de 50% nos preços a pagar pelos serviços e utilização de instalações desportivas de gestão municipal.

Para além destas regalias, a medida promove ainda a capacitação profissional de jovens bombeiros desempregados. “No âmbito do apoio aos bombeiros voluntários, queremos promover a capacitação profissional dos jovens bombeiros desempregados, ou candidatos a primeiro emprego, assim como de bombeiros desempregados e desempregados de longa duração, através da integração profissional em empresas do concelho, em parcerias com o IEFP ou na capacitação para a criação de startups”, acrescenta Joaquim Couto.

A emissão do Cartão Municipal do Bombeiro é feita mediante preenchimento de requerimento próprio, disponível na Internet, no sítio institucional desta Câmara Municipal, em www.cm-stirso.pt  ou no Balcão Único, em suporte papel.