Câmara de Santo Tirso com 60 por cento do compromisso eleitoral em curso

22 Outubro 2018

EXECUTIVO DE SANTO TIRSO CUMPRE PRIMEIRO ANO DE MANDATO

Das 170 medidas assumidas no compromisso eleitoral de 2017, 60 por cento estão em curso, 30 por cento já estão cumpridas e 10 por cento estão por iniciar. Em conferência de imprensa, realizada esta segunda-feira em Água Longa, para assinalar o primeiro ano de mandato, o presidente da Câmara, Joaquim Couto, revelou que “Santo Tirso vai continuar a mudar” e que o trabalho que está a ser realizado tem já “resultados positivos”.

Educação, saúde, investimento, juventude, obras, ambiente e sustentabilidade. Um ano após a tomada de posse do atual executivo camarário, segundo Joaquim Couto, “os resultados estão à vista”, com muitas das medidas do compromisso eleitoral cumpridas ou em execução.

“Há um extenso rol de medidas e projetos já implementados que são do conhecimento público. Desde as políticas de educação alimentar, às consultas de medicina dentária, ao ciclismo vai à escola, ao plano municipal de desporto adaptado, à promoção do uso da bicicleta, ao desenvolvimento das competências digitais, à diminuição do desemprego e captação de novo investimento, às obras de saneamento, no parque habitacional da Câmara, nos edifícios das escolas, nas ruas ou nos parques. Temos trabalho feito em todas as áreas ao fim de um ano de mandato”, enumerou o presidente da autarquia.

Perante os dados, “60 por cento do compromisso eleitoral em curso, 30 por cento já cumprido, e 10 por cento por iniciar”, apontou Joaquim Couto, “só é possível estar satisfeito com o trabalho realizado”. “Este é o nosso segundo mandato, por isso é natural a velocidade de execução que conseguimos imprimir neste primeiro ano”, aludiu.

Durante a conferência de imprensa, o autarca elencou uma série de medidas que estão no terreno desde a tomada de posse, a 21 de outubro de 2017. No campo das obras, destacou aquelas que já foram inauguradas, como a Via Panorâmica, a requalificação da entrada da cidade – Rotunda de Timor Lorosae ao Juncal –, a beneficiação da Avenida Abade Pedrosa e Rua do Bacelo, em S. Miguel do Couto, a intervenção na ponte Espírito Santo, entre Vila das Aves e S. Tomé de Negrelos, ou as ruas em terra que foram pavimentadas em Vilarinho. Mas também o Canil/Gatil Municipal que se encontra a funcionar, ou os milhões que têm sido investidos no parque escolar do concelho.

Na área das obras em curso, Joaquim Couto lembrou as que decorrem na Avenida Manuel Dias Machado, em Vila Nova do Campo, na ligação do cemitério de Vilarinho a Paradela, no Parque Urbano de Geão ou no edifício que futuramente servirá de sede ao Tribunal do Comércio”.

Depois de um primeiro mandato durante o qual 60 por cento do orçamento municipal “esteve destinado aos apoios sociais”, o presidente da Câmara de Santo Tirso revelou que a aposta entre o betão e a coesão social situa-se, agora, “nos 50 por cento”.

“Continuamos a ter e a defender amortecedores sociais. Contudo, e face ao crescimento que o país e o Município atravessam, consideramos que podemos alargar o investimento às obras e, nesse sentido, o orçamento municipal tem dado igual destaque à parte da coesão social e à das obras”, aludiu Joaquim Couto.