Câmara de Santo Tirso ativa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

03 Dezembro 2021

ESTARÁ EM VIGOR DURANTE O PERÍODO DE VIGÊNCIA
DA SITUAÇÃO DE CALAMIDADE A NÍVEL NACIONAL

A Câmara Municipal de Santo Tirso ativou, desde as zero horas do dia 1 de dezembro, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. A ativação do Plano decorre da declaração de situação de calamidade determinada pelo governo, a partir do primeiro dia do corrente mês.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil manter-se-á ativo até às 23h59 do próximo dia 20 de março, ou seja, durante o período de vigência da declaração de situação de calamidade, efetivada na sequência do agravamento, a nível nacional, do número de casos de Covid-19.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “este Plano Municipal de Emergência é um mecanismo preventivo, que permite uma melhor agilização dos procedimentos administrativos em caso de necessidade”. O objetivo é “facilitar a rapidez e eficácia da mobilização dos meios e recursos das ações de proteção civil a realizar em situações de emergência que possam ocorrer”.

Durante a vigência do Plano de Emergência, a população e as entidades municipais têm o dever de cooperação, respeitando e cumprindo as orientações dos agentes responsáveis pela segurança e pela proteção civil do Município, face a solicitações que, justificamente, lhes venham a ser dirigidas.