Câmara cria Conselho Municipal de Educação

26 Dezembro 2013

A Câmara de Santo Tirso vai avançar com a criação do Conselho Municipal de Educação, com o objetivo de promover “a coordenação política dos agentes educativos e dos parceiros sociais nesta área”. Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Couto, esta medida é de extrema importância para o concelho, no sentido de “acompanhar o funcionamento do sistema de ensino no município” e, neste contexto, “adotar as medidas necessárias para a promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia”.

Apenas dois meses após a tomada de posse, a nova Câmara já avançou com um conjunto de procedimentos que visam a constituição do Conselho Municipal de Educação, tendo apresentado a proposta de criação na reunião do executivo camarário de 18 de dezembro. “Era um dos nossos compromissos eleitorais, pois estamos conscientes de que a criação deste organismo se irá revelar de extrema importância em termos educativos a nível concelhio”, realçou Joaquim Couto.

Em termos de procedimentos, o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Campo (S. Martinho), São Salvador do Campo e Negrelos (S. Mamede), Marco Cunha, foi já indicado como representante das juntas de freguesia para este organismo.

Segundo o presidente da autarquia, há condições para que, no final do primeiro trimestre de 2014, início do segundo, o Conselho Municipal de Educação esteja em pleno funcionamento. Uma das primeiras matérias em análise será, de acordo com o autarca, o Projeto Educativo Municipal. “Queremos que os parceiros se pronunciem sobre este documento”, justificou Joaquim Couto.