Câmara cede instalações para nova sede do NAST e da ASP

15 Março 2016
PROTOCOLO ASSINADO HOJE CONCEDE PRÉDIO DA EXTINTA ESCOLA DA LOMBA, EM BURGÃES

A Câmara Municipal de Santo Tirso, o NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso e a ASP – Associação de Setas do Porto assinaram esta terça-feira o protocolo que visa a cedência do prédio da extinta Escola da Lomba, em Burgães, para funcionamento da sede social destas associações. O acordo assenta numa política de reaproveitamento do património desocupado e no apoio às associações do município.

Com a presença do presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, do vereador do Desporto, José Pedro Machado, do presidente da ASP, Rui Ribeiro, e do presidente da NAST, Edgar Ferreira, foi celebrado hoje o protocolo que cede, de forma gratuita, o prédio urbano da extinta Escola da Lomba, na freguesia de Burgães, que servirá como sede social das duas associações.

A medida é mais uma das que têm vindo a ser tomadas pela autarquia, com vista ao reaproveitamento do património desocupado. Considerando o contributo do Núcleo Associativo de Santo Tirso na promoção de iniciativas de cariz social, cultural e desportivo, o acordo contribui assim para desenvolver atividades desportivas e culturais de interesse municipal, como é o caso do STUT – Santo Thyrso Ultra Trail, um dos grandes eventos desportivos do concelho.

Por sua vez, a ASP – Associação de Setas do Porto é uma entidade de cariz distrital que pretende desenvolver a sua atividade em Santo Tirso. Desta forma, o concelho passará a ser o ponto de encontro das demais associações distritais que fazem parte da ASP. Esta associação tem já desenvolvido provas de âmbito regional e nacional no concelho, concretamente na modalidade de setas. Ambas as associações não têm fins lucrativos.

A extinta Escola da Lomba, em Burgães, propriedade do Município de Santo Tirso, foi uma das várias escolas encerradas no âmbito do reordenamento da rede escolar. A sua cedência permitirá que o espaço volte a servir, numa outra faceta, a população do concelho.