CÂMARA AUMENTA 74% SUBSÍDIO ATRIBUÍDO AOS BOMBEIROS

01 Julho 2019

VERBA CONCEDIDA A CADA UMA DAS TRÊS CORPORAÇÕES PASSA DE 23 MIL PARA 40 MIL EUROS

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai aumentar em 74% o subsídio atribuído a cada uma das três corporações humanitárias do concelho: Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Bombeiros Voluntários Tirsenses e Bombeiros Voluntários de Vila das Aves. O subsídio anual direto passa de 23 mil para 40 mil euros.

“Esta é, acima de tudo, uma medida justa que vai permitir garantir um maior grau de operacionalidade das nossas corporações”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

O autarca refere ainda que este aumento estava a ser dialogado há já algum tempo, razão pela qual não tinha ainda sido deliberada em reunião de Câmara a atribuição do subsídio anual aos bombeiros. “É uma decisão que estava a ser analisada de forma a perceber qual o compromisso que a Câmara podia assumir. Do diálogo que estabelecemos com as três corporações chegámos à conclusão de que este é um valor adequado, e a atual saúde financeira do Município permite-nos avançar com a medida”, explica.

Carlos Oliveira, presidente dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, em representação das três corporações, destaca “mais do que o valor em si, a disponibilidade demonstrada por parte da Câmara Municipal”. “Estamos satisfeitos, regozijamos pela sensibilidade e vontade demonstradas nos encontros de trabalho que tivemos e que permitiu chegarmos até aqui” refere.

A Câmara de Santo Tirso passa, assim, a atribuir um subsídio total anual de 120 mil euros aos bombeiros das três corporações do concelho: Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Bombeiros Voluntários Tirsenses e Bombeiros Voluntários de Vila das Aves.

A este valor somam-se outras verbas concedidas pela Câmara Municipal de Santo Tirso, entre as quais se destaca o financiamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP), para garantir uma prontidão na resposta às ocorrências de socorro à população.

O Município garante ainda apoio através da atribuição de bolsas de estudo e de seguros, bem como benefícios através do Cartão Municipal do Bombeiro, criado em 2017, e que permite aos bombeiros ter acesso a isenção ou redução de taxas relativas a operações urbanísticas que se destinem à primeira habitação, prioridade na atribuição de habitação municipal ou subsídio ao arrendamento, e acesso gratuito a iniciativas de caráter desportivo e cultural promovidas pela Câmara de Santo Tirso.

Os beneficiários do Cartão Municipal do Bombeiro podem ainda contar com uma redução de 50 por cento nos preços a pagar pelos serviços e utilização de instalações desportivas de gestão municipal.