Câmara atribui subsídio aos Bombeiros

28 Fevereiro 2022

APOIO ANUAL ASCENDE AOS 370 MIL EUROS

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, assinou, esta segunda-feira, com as três corporações de bombeiros do concelho os protocolos que estabelecem a atribuição anual de subsídios, no valor de 120 mil euros. A este valor somam-se outros apoios, num total anual de cerca de 370 mil euros.

“Com estes protocolos pretendemos reconhecer o extraordinário trabalho desenvolvido pelos bombeiros voluntários do concelho em prol da população que, durante a pandemia, se viram a braços com desafios acrescidos”, referiu o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, salientando que a autarquia tem vindo a reforçar o apoio às corporações.

“Temos sido sensíveis aos apelos dos bombeiros e, não só aumentámos o valor do subsídio anual em mais de 70 por cento, em 2019, como há cerca de meio ano duplicámos as Equipas de Intervenção Permanente (EIP), tendo passado cada corporação a ter duas EIP, num total de seis equipas no território de Santo Tirso”, explicou.

Já Carlos Oliveira, presidente dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, em representação das três associações humanitárias, referiu que, “respondendo ao apelo do presidente da Câmara”, tem havido grande sinergia entre as corporações. “Temos procurado, entre todos, um equilíbrio entre meios humanos e materiais, salvaguardando a nossa principal preocupação que é sempre prestar o melhor apoio possível à população”, acrescentou.

Para além do subsídio anual, de 120 mil euros, a Câmara de Santo Tirso, concede, assim, outros apoios aos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Bombeiros Voluntários Tirsenses e Bombeiros Voluntários de Vila das Aves. O financiamento das EIP, para garantir a prontidão na resposta às ocorrências de socorro à população, representa um investimento de cerca de 218 mil euros.

A autarquia garante ainda um auxílio, no valor de 30 mil euros, em bolsas de estudo, seguros e benefícios atribuídos através do Cartão Municipal do Bombeiro. Criado em 2017, garante aos bombeiros isenção ou redução de taxas relativas a operações urbanísticas que se destinem à primeira habitação, prioridade na atribuição de habitação municipal ou subsídio ao arrendamento, bem como o acesso gratuito a iniciativas de caráter desportivo e cultural promovidas pela Câmara.

Os beneficiários do Cartão Municipal do Bombeiro podem ainda contar com uma redução de 50 por cento nos preços a pagar pelos serviços e utilização de instalações desportivas de gestão municipal.