Câmara atribui regalias aos Bombeiros

23 Março 2017

REGULAMENTO APROVADO EM REUNIÃO DO EXECUTIVO INCLUI BOLSAS DE ESTUDO, ISENÇÕES E ACESSOS GRATUITOS A ATIVIDADES E EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS

Os bombeiros voluntários das três corporações do concelho, com mais de dois anos de serviço, vão dispor de um conjunto de regalias sociais. A atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior e o acesso gratuito às atividades desportivas e culturais são outros dos benefícios garantidos. O executivo da Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou hoje, por unanimidade, na reunião de câmara descentralizada que teve lugar em Água Longa, a concessão de regalias aos bombeiros voluntários das três corporações do concelho.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, esta medida “é mais uma forma que a Câmara tem de reconhecer a importância do trabalho prestado pelos bombeiros, premiando-os com pequenos incentivos”.
“Este regulamento pretende funcionar como estímulo, sobretudo para os mais novos, para que se sintam valorizados num trabalho tão nobre como é o de voluntário”, acrescentou.
Tendo como requisito para a candidatura o cumprimento mínimo de dois anos de serviço, serão atribuídas até três bolsas de estudo de ensino superior, num total de nove, a cada uma das três corporações de bombeiros voluntários, no valor de 500 euros.
Os bombeiros voluntários, com mais de dois anos de serviço, irão ainda beneficiar de um seguro contra acidentes pessoais, que será gerido pela Câmara Municipal de Santo Tirso; de isenção ou redução de taxas relativas a operações urbanísticas, que se destinem à primeira habitação, com a taxa de redução a depender dos anos de serviço; e de prioridade na atribuição de habitação municipal ou subsídio ao arrendamento, quando em igualdade de condições com os outros candidatos.
O regulamento aprovado garante ainda acesso gratuito às iniciativas de caráter desportivo promovidas pela Câmara e 50 por cento de redução na utilização de instalações desportivas de gestão municipal, bem como a gratuidade nas iniciativas culturais e no acesso aos espaços museológicos da autarquia.
De forma a poder funcionar como uma ajuda em matéria de inserção profissional, está ainda previsto um plano de atuação da Câmara na promoção e capacitação profissional dos jovens bombeiros desempregados ou candidatos a primeiro emprego em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.