Câmara aposta na segurança rodoviária em todas as freguesias

09 Março 2020

PLANO PREVÊ IMPLEMENTAÇÃO DE NOVA SINALIZAÇÃO E MEDIDAS DE ACALMIA

Chama-se Plano de Implementação de Sinalização e Medidas de Acalmia de Tráfego e é um programa que está a ser implementado pela Câmara de Santo Tirso, em estreita colaboração e diálogo com todas as juntas de freguesia. “Este plano centra-se na segurança rodoviária e na mobilidade sustentável e vai ao encontro das aspirações dos presidentes de junta de freguesia e dos munícipes”, revela o presidente da autarquia, Alberto Costa.

O Plano de Implementação de Sinalização e Medidas de Acalmia de Tráfego está dividido em três fases. A primeira prende-se com a identificação dos eixos prioritários das juntas de freguesia para implementação da sinalização. A segunda pressupõe a execução de um plano de sinalética e a terceira a implementação de medidas de acalmia.

As primeiras duas medidas estão em curso e decorrem em simultâneo. Segundo o presidente da autarquia, os problemas identificados estão relacionados, principalmente, com a colocação de novos sinais de cedência de passagem, por forma a informar os condutores, por exemplo, da existência de uma rotunda, ou de uma passagem estreita, e com a colocação de novos sinais de informação como uma via pública sem saída.

Esta intervenção, explica Alberto Costa, “tem como mote a implementação do Regulamento de Trânsito do Município de Santo Tirso, construindo e melhorando o sistema de comunicação entre a estrada, o condutor e o peão”. Por outro lado, “tem, também, como objetivo uniformizar de forma simples e coerente toda a sinalética do concelho”, acrescenta, enfatizando: “Há medidas que são muito simples, mas que significam melhorias significativas para os munícipes”.

AÇÕES NO TERRENO

Duas das primeiras freguesias alvo do programa foram Monte Córdova e Agrela, onde já foram colocados novos sinais de trânsito. Com o Plano de Implementação de Sinalização e Medidas de Acalmia de Tráfego em marcha, o autarca aponta que o objetivo é que as duas primeiras fases estejam concluídas até setembro, num investimento a rondar os 135 mil euros.

Já a terceira fase, relacionada com a implementação de medidas de acalmia, surge como uma tentativa de minimização dos impactos negativos do tráfego, através da imposição de uma moderação da velocidade e desencorajando o uso excessivo do transporte individual motorizado. Para isso, será necessário criar lombas ou passagens de peões sobrelevadas.

“Nos projetos e obras que a Câmara de Santo Tirso está a desenvolver, as medidas de acalmia já estão a ser incluídas”, garante Alberto Costa, referindo que os restantes casos serão estudados, através do resultado da interseção de dados entre os pedidos das juntas de freguesias, as situações identificadas pelos serviços e o estudo de sinistralidade rodoviária do concelho.