Câmara aposta em criar ligações à rede pública de água

09 Março 2016
MAIS DE 400 MIL EUROS DE INVESTIMENTO EM VÁRIAS FREGUESIAS DO CONCELHO DE SANTO TIRSO

São mais de 400 mil euros de investimento em várias freguesias no concelho de Santo Tirso para ligações de água à rede pública. O Plano de Extensões de Rede de Água apresentado pelo presidente da Câmara, Joaquim Couto, visa garantir um abastecimento de água igualitário no Município.

Burgães, Santa Cristina do Couto, Vilarinho, Palmeira, Rebordões, e Vila das Aves são as zonas incluídas num programa de ação que se iniciou em 2014 e que deverá terminar até ao final de abril. O Plano de Extensões de Rede de Água, segundo explicou o autarca, “inclui freguesias com necessidades de água, localizadas nas proximidades das redes atualmente em serviço, mas que até agora não dispunham de ligação”.

“Um dos nossos compromissos eleitorais passava por aumentar as ligações da rede de água no concelho. É isso que temos vindo a fazer, paulatinamente, dotando o Município de um sistema de distribuição de água com controlo de qualidade”, enalteceu Joaquim Couto.

O investimento global ronda os 400 mil euros e engloba a extensão de quase cinco mil e quinhentos metros de rede de água. “Trata-se de uma questão de saúde pública, porque é do conhecimento de todos que a água da rede pública é de qualidade e controlada sistematicamente”, advertiu Joaquim Couto.

Com este Plano de Extensões da Rede de Água, a população abrangida pode, agora, utilizar a água da rede pública sem restrições para beber, cozinhar, preparar alimentos, na higiene pessoal, entre outros fins domésticos, eliminando assim os problemas até agora existentes.

No entanto, Joaquim Couto alertou para o facto da taxa de adesão ao sistema de água da rede pública rondar apenas os 65 por cento. Ou seja, apontou, “ainda existem muitas pessoas que podem ligar as suas casas à rede e não o fazem”.

O autarca deu conta que, por isso, será realizada uma campanha, numa parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso, a Indáqua e os Agrupamentos dos Centros de Saúde, com o objetivo de sensibilizar a população para os perigos da utilização e consumo da água dos furos e dos poços.
A este investimento, irá acrescer o da extensão da rede domiciliária no Vale do Leça, recentemente assumido pela empresa Águas do Norte, a executar no prazo máximo de três anos.