Câmara apoia bombeiros com cerca de 140 mil euros

10 Maio 2014

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, anunciou este sábado, 10 de maio, um apoio global da autarquia na ordem dos 140 mil euros para as corporações de bombeiros do concelho. No dia em que se assinalou do Dia do Bombeiro no Município, Joaquim Couto fez questão de realçar que, apesar da situação económica e social que o país atravessa, por força das restrições orçamentais impostas pelo atual Governo, “a Câmara de Santo Tirso continuará a apoiar as suas corporações”.

Joaquim Couto enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido “pelas bombeiras e pelos bombeiros” do concelho, considerando que apresentam “índices de competência”, com infraestruturas e equipamentos, de excelência a nível nacional. “É uma honra os bombeiros que temos. O socorro existe e funciona bem com o esforço de todos”, elogiou o presidente da autarquia, realçando que a Câmara estará “sempre ao lado das corporações para as ajudar”.

Lembrando que o Poder Local vive restrições orçamentais, por força dos cortes impostos pelo Governo, Joaquim Couto mostrou-se solidário com as dificuldades que também são sentidas pelas corporações de bombeiros. Neste contexto, defendeu que o Governo deveria clarificar quais os apoios específicos a dar às corporações. Segundo referiu, “as corporações de bombeiros não devem estar dependentes de orçamentos que não são os seus. As fontes de financiamento das corporações deveriam ser somente dependentes do Estado”.

O apoio global às corporações de bombeiros, por parte da Câmara de Santo Tirso, é multifacetado e este ano compreende, para além de um subsídio de 31 500 euros, cerca de 70 mil euros para apoio no financiamento de piquetes, cerca de 28 mil euros no melhoramento de caminhos, solicitados pelos bombeiros, cerca de 8 700 euros, correspondente a uma candidatura da Área Metropolitana do Porto para equipamentos e mais um conjunto de apoios, nomeadamente de seguros e bolsas de estudo.

A cerimónia das comemorações do Dia do Bombeiro no Município celebrou-se este sábado, 10 de maio, em Santo Tirso. Um dos momentos altos decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, com a presença das várias associações humanitárias e do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses.

O início da sessão solene ficou marcado por um minuto de silêncio em memória do presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, Geraldo Garcia, e do vice-presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, Luís Pereira da Silva, recentemente falecidos.

No seu discurso, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Asuil Dinis, elogiou a visão que Joaquim Couto, na década de 80, teve, ao criar este dia comemorativo. “Felicito-o por, nessa altura, ter tido a ideia de homenagear os bombeiros, com a criação do Dia do Bombeiro no Município”, valorizou.

Já o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses e presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, José Miranda, lembrou que apesar de o dia ser de festa, o momento e a situação que os bombeiros vivem atualmente impõe que se reflita sobre o que é que o Estado quer das corporações dos bombeiros, considerando que as entidades governamentais têm obrigações na área da prevenção.

A sessão solene terminou com a atribuição de várias medalhas de mérito e dedicação:

MEDALHA DE MÉRITO E DEDICAÇÃO

Grau Bronze - corresponde a 15 anos de serviço efetivo