Câmara aplaude decisão sobre Hospital de Santo Tirso

12 Janeiro 2016

Após ter conhecimento da anulação do despacho que anula a passagem do Hospital de Santo Tirso para a Santa Casa da Misericórdia, a Câmara Municipal torna pública o seguinte:

1. A decisão do Governo surge após vária démarches feitas pela Câmara Municipal de Santo Tirso. O Ministério da Saúde foi sensível aos argumentos da autarquia, nomeadamente garantir a qualidade e equidade de acesso da população de Santo Tirso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

2. O despacho do Ministério da Saúde reflete as preocupações da Câmara Municipal de Santo Tirso que, desde o início, alertou que a decisão de transferir o Hospital para a Santa Casa da Misericórdia levantava incertezas quanto ao futuro da saúde em Santo Tirso, nomeadamente o direito à saúde para todos, consagrado na Constituição;

3. A Câmara Municipal de Santo Tirso sempre lamentou que o Governo da coligação PSD/CDS-PP estivesse a tomar aquela decisão por razões meramente economicistas, prejudicando a população do concelho de Santo Tirso, da Trofa e de Famalicão;
       3.1 Um argumento que, aliás, é facilmente reconhecido através de uma leitura atenta do acordo assinado pelo anterior Governo com a Misericórdia, ficando evidente que esta transferência poderia levar à redução/cessação da prestação de alguns cuidados de saúde;

4. A Câmara Municipal de Santo Tirso demonstrou a sua preocupação, desde sempre, de que a desarticulação do Hospital de Santo Tirso e do Hospital de Famalicão tornaria inviável as duas unidades;

5. A Câmara Municipal de Santo Tirso reitera que acredita na viabilidade do Centro Hospitalar do Médio Ave, desde que exista uma boa gestão, com esta ou com outra administração.

Em suma, a Câmara Municipal de Santo Tirso aplaude a decisão do Governo em anular a transferência do Hospital de Santo Tirso, mantendo-o no SNS, uma das conquistas do 25 de Abril, garantindo a qualidade e equidade de acesso aos utentes. Salvaguarda-se, ainda, que nada move a Câmara Municipal de Santo Tirso contra a Santa Casa da Misericórdia, que tem um papel fundamental sob o ponto de vista da assistência social que presta no concelho.

Perante o abandono a que o Hospital de Santo Tirso foi votado nos últimos anos, com o objetivo tornar a unidade hospitalar obsoleta, a Câmara Municipal defende que sejam feitos os investimentos necessários e repostos recursos humanos, para fazer face aos problemas existentes, devolvendo a confiança à população neste serviço.

A Câmara Municipal de Santo Tirso tem estado em diálogo permanente com o atual Ministério da Saúde, tendo tido conhecimento de que está a ser preparado um Plano de Ação para o Centro Hospitalar do Médio Ave que irá repor o equilíbrio de funcionamento do Hospital de Santo Tirso.