Câmara apadrinha Caminhada do Pijama

09 Maio 2014

DIA 1 DE JUNHO, PELAS 10H00, ENTRE A PRAÇA 25 DE ABRIL E O PARQUE URBANO DA RABADA

Será a Maior Caminhada do Mundo do Pijama. A Câmara Municipal de Santo Tirso juntou-se à iniciativa da Associação Mundos de Vida e, no dia 1 de junho, pelas 10h00, irá promover uma caminhada com partida na Praça 25 de Abril e chegada ao Parque Urbano da Rabada. “Esta é uma causa nobre e, por isso, mereceu, desde o primeiro momento, todo o apoio da autarquia”, valorizou o vereador da Coesão Social, Alberto Costa. Aproveitando as comemorações do Dia Mundial da Criança, a Câmara, em parceria com o Café do Rio, proporcionará, ainda, aos participantes uma aula de dança, insufláveis e ofertas de brindes surpresas para os mais pequenos.

Tem o custo de um euro e a única obrigação é ter vestido um pijama. Santo Tirso associou-se à Maior Caminhada do Mundo do Pijama e, desta forma, a ajudar à sensibilização da população para a importância das famílias de acolhimento.

Na apresentação pública do projeto «Procuram-se Abraços», que tem em vista a captação de novas famílias de acolhimento no Município de Santo Tirso, que decorreu hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Alberto Costa reforçou a vontade do executivo camarário em ter “políticas ativas” no campo social. “O apoio da autarquia a este projeto insere-se na política que queremos trilhar em termos sociais e é apenas mais um exemplo de várias medidas que temos tomado na área da valorização da família”, realçou.

A campanha de sensibilização «Procuram-se Abraços» visa a divulgação do serviço de acolhimento familiar em 10 concelhos, entre os quais Santo Tirso. Das 36 crianças acolhidas pelo serviço de acolhimento familiar de crianças e jovens da Mundos de Vida, no distrito do Porto, desde 2010 até à data, 17 foram acolhidas no concelho de Santo Tirso. De referir que, no âmbito do projeto de vida das crianças e jovens, 11 já saíram do contexto familiar em que foram integrados temporariamente. Atualmente, no concelho de Santo Tirso encontram-se colocadas seis crianças, em três famílias de acolhimento.

O presidente da Associação Mundos de Vida, Manuel Araújo, enalteceu o apoio que Santo Tirso deu ao projeto, considerando que o objetivo desta campanha “é chama a atenção do país para o facto de ainda haver um grande caminho a percorrer” na questão do acolhimento familiar.

As inscrições para a Caminhada do Pijama podem ser feitas online, no site www.mundosdevida.pt e nas escolas e instituições aderentes. O pagamento de um euro deverá ser feito através do multibanco e o ticket servirá, posteriormente, como bilhete de inscrição, a ser entregue no dia da iniciativa. A par de todas as surpresas que existirão no Parque Urbano da Rabada no final da caminhada, os participantes terão, ainda, direito a um kit com algumas lembranças.