Câmara antecipa subsídio aos bombeiros

02 Abril 2020

EXECUTIVO MUNICIPAL QUER GARANTIR AS MELHORES CONDIÇÕES AOS PROFISSIONAIS DE PROTEÇÃO CIVIL DURANTE A PANDEMIA

O executivo municipal aprovou esta tarde, em reunião de Câmara feita por videoconferência, antecipar a atribuição do subsídio anual às três corporações de Bombeiros do concelho. A medida pretende reforçar as condições dos profissionais de socorro no período de alerta provocado pela pandemia da Covid-19.

“Estamos conscientes da importância dos agentes de proteção civil numa situação extraordinária de saúde pública como aquela que se vive atualmente no país e no Município e, por isso mesmo, decidimos antecipar a atribuição do subsídio anual”, explicou o presidente da Câmara, Alberto Costa.

O executivo municipal está empenhado em criar “as melhores condições possíveis para o exercício do insubstituível papel dos agentes de proteção civil no Município” e aprovou a medida como forma de, garante o autarca, “dar um sinal às três corporações de que estamos atentos aos constrangimentos pelos quais estão a passar e tudo faremos para mitigar as dificuldades por que passam as Associações Humanitárias”.

Ao mesmo tempo, assegura, a medida pretende “permitir que as corporações façam face, por antecedência, a qualquer dificuldade operacional imediata, nomeadamente no que diz respeito à resposta à situação pandémica e ao Estado de Emergência decretado em Portugal”.

Em causa está a atribuição de um subsídio total anual de 120 mil euros aos bombeiros das três corporações do concelho: Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Bombeiros Voluntários Tirsenses e Bombeiros Voluntários de Vila das Aves. Ao todo são 40 mil euros para cada corporação, valor que subiu, em 2019, 74 por cento.

Recorde-se que a Câmara Municipal já distribuiu, numa primeira fase, um conjunto de material de proteção individual por cada quartel dos bombeiros, nomeadamente luvas, máscaras, fatos de proteção e viseiras.