CAID alarga resposta da Residência Autónoma

14 Outubro 2014

CÂMARA APROVA CEDÊNCIA GRATUITA DE DUAS HABITAÇÕES POR UM PERÍODO DE 25 ANOS NA FREGUESIA DE AREIAS

O executivo municipal liderado por Joaquim Couto aprovou hoje, dia 14 de outubro, por unanimidade, a cedência gratuita por um período de 25 anos de duas habitações localizadas na freguesia de Areias com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta da Residência Autónoma da CAID-Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente. A cedência em regime de comodato das duas habitações municipais visa fazer face à lista de espera de pessoas com deficiência sem retaguarda familiar.

Com a cedência por parte da Câmara de Santo Tirso das habitações em Areias, a CAID duplica a capacidade da resposta da Residência Autónoma, passando de seis para 12 o número de pessoas com deficiência que podem ser acolhidas naquelas instalações. Para o presidente da autarquia, “a questão em torno da lista de espera para a Residência Autónoma vem confirmar a necessidade de construção de um novo equipamento similar ao da CAID na zona nascente do concelho”, para dar resposta à problemática da deficiência, nas vertentes de ocupação, reabilitação, promoção e inserção socioprofissional de jovens e adultos.

Em virtude da necessidade de alargar a capacidade de resposta da Residência Autónoma da CAID, Joaquim Couto sublinha que os pressupostos que estiveram na origem da criação de uma das duas únicas régie-cooperativas do país “são tão prementes hoje como há 20 anos”. O presidente da Câmara defende mesmo que “a sociedade civil devia organizar-se, juntamente com a autarquia, no sentido de desenvolver esforços com vista ao lançamento das sementes para a construção de um novo equipamento para a deficiência noutra zona do concelho”.

O executivo municipal aprovou ainda, por maioria, a proposta para a designação dos representantes da autarquia nos Conselhos Gerais do Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Santo Tirso, e Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, na Vila das Aves, bem como a substituição de um dos elementos do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de S. Martinho.

A Câmara deliberou também aprovar, por unanimidade, a celebração de contratos-programa de desenvolvimento desportivo com um conjunto de associações desportivas e recreativas, nomeadamente Núcleo de Atletismo de Roriz, União Desportiva e Cultural de Santo Tirso, Associação do Bairro Cultural e Desportiva, Associação Cultural e Desportiva de Lamelas, Grupo Desportivo Vale do Ave, FC Caldas, União Desportiva de S. Mamede, Monte Córdova FC, FC Rebordões, Associação Desportiva e Cultural da Reguenga, Associação Recreativa e Cultural de Areias, Associação Recreativa de Sequeirô; Associação Desportiva, Cultural e Recreativa Mourinhense e Associação Recreativa do Areal.