Bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior

04 Agosto 2015

A partir do ano letivo 2015/2016, os alunos residentes no concelho de Santo Tirso vão poder candidatar-se a bolsas de estudos do Ensino Superior atribuídas pela Câmara Municipal. Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Couto, “trata-se de uma medida que está em linha com o esforço feito pela Câmara Municipal, desde 2013, de criar as melhores condições para os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho e para aqueles que querem continuar a valorizar-se pessoal e academicamente”.

Desde o início do mandato, a Câmara Municipal de Santo Tirso tem vindo a colocar em prática um conjunto de medidas na área da Educação, apontou o autarca, “com vista a apoiar as famílias mais carenciadas e aqueles que mais têm sido atingidos pela crise em que mergulhou o País”.

Assim, “depois de ter lançado um inédito programa MIMAR ou de ter alargado os escalões da Ação Social Escolar para apoiar mais famílias na aquisição de livros e material escolar, a Câmara Municipal decidiu, agora, voltar a atribuir bolsas de estudo para o Ensino Superior, fechando o ciclo de apoios a todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao Ensino Superior”, acrescentou Joaquim Couto.

Lembrando que esta era uma questão assumida com a população no compromisso eleitoral, o presidente da autarquia realçou que a condição económica não pode ser um fator de exclusão no acesso à Educação e formação. “Por isso, estas bolsas de estudo podem ser muito importantes e decisivas no acesso de um aluno ao Ensino Superior”, enfatizou.

Neste momento, a Câmara Municipal de Santo Tirso já iniciou o processo de discussão pública do regulamento que tem por objeto estabelecer um conjunto de disposições regulamentares relativas às condições de acesso e atribuição desses auxílios económicos.

A proposta de criação de bolsas de estudo para alunos de Santo Tirso candidatos ao Ensino Superior foi aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo camarário, na passada quinta-feira, dia 30 de julho.
Esta reunião pública do executivo da Câmara Municipal de Santo Tirso decorreu na Junta de Freguesia de Roriz, já com a participação do novo vereador eleito pela lista do PS, Tiago Araújo.
A descentralização das reuniões camarárias é uma medida implementada pelo atual executivo, de forma a fomentar a proximidade entre o poder político e os munícipes, tendo contado com uma forte adesão da população.