Biblioteca Municipal assinala Semana da Leitura

15 Fevereiro 2016
INICIATIVA DECORRE ATÉ 19 DE FEVEREIRO

A Biblioteca Municipal assinalou esta segunda-feira, 15 de fevereiro, o arranque da Semana da Leitura, iniciativa que contou com a presença dos agrupamentos de escolas do concelho e do vereador da Cultura, Tiago Araújo. Subordinada ao tema “Elos de Leitura”, a iniciativa decorre até ao dia 19 de fevereiro.

O arranque da “Semana da Leitura” foi dado na Biblioteca Municipal, com interpretações dos alunos dos agrupamentos das escolas do concelho, que revisitaram alguns autores clássicos da língua portuguesa. Subordinada ao tema “Elos de Leitura”, a edição deste ano pretende promover uma leitura vertical, que vai desde o pré-escolar até ao 12º ano, e que abrange diferentes culturas.

Para o vereador da Cultura, Tiago Araújo, numa altura em que se privilegia a tecnologia, iniciativas como estas constituem um desafio. “Hoje em dia os jovens utilizam cada vez mais as novas tecnologias, mas acreditamos que o gosto pela leitura não se perde. A Semana da Leitura é um combate à redução de leitores e dos apaixonados pelos livros”, refere.

Promovidas pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Rede de Bibliotecas do concelho, as atividades da Semana da Leitura dividem-se entre a Biblioteca Municipal e os Lares/Centros de Dia aderentes ao projeto, com o objetivo de dinamizar a leitura e promover a imaginação entre os jovens e a população sénior.

Dirigida a um público de todas idades, a Semana da Leitura conta com minutos de leitura, ateliês de expressão plástica, cinema e hora do conto. Durante todo o mês, os Lares e Centros de Dia recebem o grupo “O Baú das Letras”, que apresentará o conto “Os Dez Anõezinhos da Tia Verde-Água”, uma adaptação de José Viale Moutinho.