Balcão Único permite registo gratuito de terrenos

20 Maio 2021

SANTO TIRSO AVANÇA COM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CADASTRAL SIMPLIFICADA

Desde 17 de maio, já é possível aos proprietários cadastrarem, gratuitamente, as parcelas de terrenos rústicos e mistos através de um balcão de atendimento presencial. O Balcão Único do Prédio (BUPi) de Santo Tirso funciona, através de agendamento, às terças e quartas-feiras.

“É um projeto que queremos que venha a beneficiar todos, nomeadamente os proprietários dos terrenos rústicos que existem no Município, que sabemos serem mais de 26 mil”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, durante a sessão de apresentação do BUPi. Destacou também que, “para além de gratuito, é algo que é obrigatório sempre que alguém pretende movimentar a propriedade”.

Explicando as vantagens do BUPi, a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, garantiu que a partir de agora “será possível, com a ajuda do proprietário, saber exatamente qual é o perímetro da sua propriedade e fazer, de forma imediata, o registo predial da mesma”. “Trata-se da revolução do registo predial, vamos simplificar, automatizar e, acima de tudo, facilitar a vida às pessoas”, acrescentou.

O atendimento presencial do BUPi realiza-se, mediamente agendamento através do 252 830 400, às terças e quartas-feiras, das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

Para efetuar a localização dos limites geográficos das parcelas, os proprietários deverão fazer-se acompanhar do cartão de cidadão, ou chave móvel digita e da respetiva caderneta predial com o número das matrizes que pretendem registar.

O BUPi funciona nas instalações da Câmara Municipal e no Espaço Digital, junto à Loja do Cidadão.

Para esclarecimentos técnicos sobre os procedimentos relacionados com o cadastro simplificado, o munícipe pode utilizar o telefone 252 809 127, ou o email bupisantotirso@cm-stirso.pt.