Avenida Conde de Vizela inaugurada

06 Abril 2016

CÂMARA DE SANTO TIRSO JÁ INVESTIU 3,4 MILHÕES DE EUROS EM VILA DAS AVES NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

As obras de requalificação da Avenida Conde de Vizela, na freguesia de Vila das Aves, foram inauguradas esta terça-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, e pela presidente da Junta de Vila das Aves, Elisabete Faria. A empreitada, da responsabilidade da autarquia, envolveu uma intervenção nos passeios, com a criação de espaços ajardinados e zonas de estadia.

Foi um compromisso assumido e cumprido. Depois da imposição da CP no abate das árvores, dado que apresentavam uma estrutura muito fragilizada que colocava em causa a segurança de pessoas e bens, a Câmara Municipal de Santo Tirso avançou com a requalificação da Avenida Conde de Vizela, melhorando a circulação pedonal, bem como o acesso a passadeiras com pavimento tátil para pessoas invisuais.

Para o presidente da autarquia, Joaquim Couto, esta foi uma solução bem conseguida: “A intervenção urbanística que foi aqui feita é o resultado de um parecer da CP, que impunha o derrube de todas as árvores. No seguimento desse parecer, surge esta reformulação, que, em período de escassez de meios financeiros, constitui uma solução ajustada às necessidades gerais”, explicou.

Também a presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, Elisabete Faria, considerou a intervenção uma mais-valia para os cidadãos locais. “Temos uma avenida requalificada, que é muito utilizada pelos avenses. É um local que tem muitos negócios, muitas casas comerciais abertas, é muito utilizado e onde passa muita gente”, referiu aos jornalistas.

A avenida integra a Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Vila das Aves, uma estrutura urbanística recente que “permite um apoio em questões de IVA, IMI e outros impostos, para que seja apelativo a particulares e empresas investirem”, destacou, por seu turno, Joaquim Couto.

O presidente da Câmara de Santo Tirso fez, ainda, questão de realçar o investimento que tem vindo a ser feito, por parte da autarquia, em várias áreas. Nos últimos dois anos, o investimento total na freguesia rondou os 3,4 milhões euros, em obras como a ligação Paradela-Cense, a ligação pedonal e ciclável sobre o rio Ave, e os apoios nas áreas do Desporto e da Cultura.

Para o futuro, Joaquim Couto revelou novos investimentos na freguesia de Vila das Aves, entre os quais a requalificação da Escola do Bom Nome e a intervenção na Rua Silva Araújo. “Apesar da Coesão Social ser uma das nossas prioridades, com um conjunto de medidas que implementámos no terreno desde o final de 2013 para responder aos problemas das famílias, continuaremos a investir em obras nas freguesias”, sublinhou.